Soccer team in a huddle

A tecnologia marcando um touchdown em eventos esportivos

8 de Fevereiro de 2017 Por Ivy Leça 66

Dos estádios às telas de TV, da concentração ao campo, a tecnologia está transformando o mundo dos esportes como o conhecemos, tanto no entretenimento como no desempenho dos atletas.

O Super Bowl é a final do campeonato anual da NFL (National Football League), o jogo que decide o campeão da temporada. Desde 1967, o Super Bowl é considerado o maior evento esportivo e com a maior audiência televisiva dos Estados Unidos, com uma média de 144 milhões de espectadores só nos EUA, tendo atingido a marca de 167 milhões em 2016. Com tantos números surpreendentes, o Super Bowl está entre os maiores eventos de esportes e entretenimento do mundo.

No último domingo, dia 5, o Super Bowl LI trouxe mais uma surpreendente final de temporada a Houston, no Texas. Como todo ano, o maior evento televisivo dos EUA, apresentou muitas novidades, seja em campo ou fora dele, e cada vez mais a tecnologia está presente.

Assistentes virtuais

Assistentes virtuais, como a Siri da Apple e a Alexa da Amazon, foram previamente adaptadas e atualizadas com insights para entender e responder com mais eficiência perguntas sobre o Super Bowl LI, apresentar dados estatísticos dos jogadores e da equipe e outras probabilidades do jogo.

As assistentes inclusive faziam suas previsões sobre a final do campeonato. Antes do jogo, ao perguntar para Siri “Quem vai ganhar o Super Bowl?”, ela deu a seguinte resposta: “As probabilidades favorecem os Patriots sobre os Falcons por 3 pontos”. Já Alexa respondia “Eu não posso prever o futuro”, mas ajudava com sugestões de “provocações” aos torcedores do time adversário.

VR

Graças à tecnologia de Realidade Virtual, soldados americanos em serviço na Polônia foram “transportados” para dentro do NRG Stadium em Houston, para assistir ao jogo com suas famílias. A ação de marketing utilizou uma sala de imersão com telas feitas sob encomenda, vídeo de 360º e live streaming, fazendo com que familiares e soldados pudessem acompanhar o Super Bowl LI juntos, em tempo real.

A Fox Sports ofereceu uma nova experiência aos telespectadores, deixando-os mais próximos do campo e dos jogadores durante a partida. Por meio de 38 câmeras ao redor do campo e vídeos de 360° para recriar a visão de um jogador, telespectadores com dispositivos de Realidade Virtual conseguiram obter uma experiência mais imersiva do jogo.

Drones

A apresentação do intervalo do Super Bowl é um dos momentos mais aguardados do evento. Este ano, enquanto Lady Gaga descia da cobertura do estádio ao palco, 300 drones foram usados para uma coreografia sincronizada de luzes, que formou a bandeira dos Estados Unidos.

Mobile

Para muitos, esta edição do Super Bowl foi a mais conectada da história. Considerando a alta interatividade dos espectadores em suas redes sociais nas arquibancadas nas últimas edições, a organização aumentou a capacidade de rede levando torres temporárias para a área de Houston, garantindo assim que os fãs pudessem compartilhar suas experiências online.

Além de apresentar o jogo via live streaming no site oficial, a Fox Sports também disponibilizou essa opção via aplicativo mobile.

SAP no Super Bowl 50

Em 2016, na 50º edição do evento, o Comitê Anfitrião elegeu SAP HANA Cloud Platform como a melhor plataforma para aprimorar a experiência dos fãs através da Fan Energy Zone. “Com o Super Bowl 50, focamos em criar experiências que realmente liguem nossos fãs à emoção da Game Week”, disse Keith Bruce, CEO do Comitê Anfitrião.

A Fan Energy Zone oferecia três jogos que utilizavam os recursos de processamento de dados em tempo real do SAP HANA para oferecer uma experiência interativa.

No jogo QB Challenge, os jogadores se transformavam em um quarterback profissional por meio de óculos de Realidade Virtual e sensores de movimento; no Breakaway, eles competiam em um jogo de futebol americano interativo dentro de um campo digital; e no Amp It Up, os jogadores participavam de competições de dança e torcida e pontuavam com base em reações captadas em tempo real.

NFL ganhando o jogo com SAP

As soluções SAP para esportes estão trazendo a Transformação Digital para os jogos. Com as soluções: SAP HANA, SAP Lumira e HR Solutions da SuccessFactors, a NFL conseguiu:

  • Maior tráfego e vendas no NFL.com
  • Capacidade de fornecer aos fãs dados de comparação de jogadores em tempo real e recomendações personalizadas
  • Melhoria dos resultados do negócio com melhor alinhamento, visibilidade e aceleração dos objetivos e desempenho dos funcionários

A tecnologia está mudando a forma como consumimos entretenimento, mas uma coisa é certa: fãs sempre estarão conectados a experiências que os inspiram. Mesmo que o virtual se torne muito real, os eventos ao vivo continuarão sendo uma das maneiras mais gratificantes de enriquecer experiências.

Descubra como a SAP ajudou a NFL a entregar uma experiência realmente engajadora aos fãs do futebol americano e conheça todas as soluções de entretenimento e esportes da SAP!

Tags: , , ,

Deixe uma resposta