Soccer team in a huddle

Internet das Coisas aumenta eficiência operacional e qualidade de serviços da principal empresa de transportes ferroviários da Itália

7 de Março de 2017 Por SAP Notícias Brasil 53

Com soluções da SAP, a redução dos custos de manutenção da Trenitalia, que opera 8 mil trens por dia, chega a 10%

São Paulo, 07 de março de 2017 –  A Trenitalia, principal empresa de transporte ferroviário da Itália, adotou soluções da SAP de serviços e gestão de ativos com IoT para aumentar sua eficiência e estender o ciclo de vida de seus equipamentos.  A empresa, que pertence ao FS Group, possui uma frota de quase 30 mil locomotivas, trens elétricos rápidos e vagões, que opera  mais de 8 mil trens a cada dia, transportando mais de meio bilhão de passageiros por ano e cerca de 80 milhões de toneladas de carga. Desde 2014, a Trenitalia trabalha em parceria com a SAP, estabelecendo um modelo dinâmico de gestão baseado em Big Data, análise preditiva e soluções IoT.

“A Trenitalia está empenhada em um processo de inovação contínua para serviços e práticas, e a parceria com a SAP  é parte dessa estratégia, ajudando a  prestar serviços de melhor qualidade, com uma forte redução dos custos operacionais”,  afirma Barbara Morgante, CEO da empresa.  A executiva destaca que o investimento constante em soluções de alta tecnologia também permite à empresa dar seguimento à sua política de melhorar a experiência de seus usuários, “oferecendo viagens mais eficientes, sustentáveis e rápidas”.

Para evitar falhas e consequentes períodos de inatividade e otimizar o ciclo de vida dos equipamentos, a Trenitalia adotou recursos de Big Data, aprimoramento de processos e hiperconectividade. A parceria com a  SAP resultou em um modelo dinâmico de manutenção com a implementação da solução SAP Predictive Maintenance and Service para analisar dados de sensores e monitorar o comportamento dos equipamentos remotamente. Dessa forma, foi possível diminuir os custos de serviços e manutenção, além de elevar os níveis de disponibilidade e confiabilidade do serviço para os passageiros.

Altos níveis de confiabilidade e custos menores

Usando análise preditiva sobre a plataforma SAP HANA, o sistema da Trenitalia processa grandes volumes de dados operacionais em tempo real obtidos por sensores e ativos inteligentes. Isso fornece modelos preditivos para aprendizado automático e total integração com sistemas de negócios para desencadear ações corretivas em serviços e manutenção, evitando períodos de inatividade não planejados. O sistema também permite que as equipes da Trenitalia vinculem dados de equipamentos, tais como motores, baterias e freios, com modelos de ciclo de vida, de desgaste por uso e outros indicadores de desempenho.

“Ser capaz de prever eventos e antecipar as operações de manutenção vai permitir à nossa companhia reduzir a frequência de erros, tornar os processos mais eficientes e também prestar serviços de alta qualidade ao melhorar continuamente nossos padrões”, destaca Danilo Gismondi, CIO da Trenitalia. “Esperamos uma redução dos custos de manutenção de 8 a 10 por cento, o que é um valor muito significativo para nossa empresa”.

Para Rebecca Pascuas, diretora de Digital Supply Chain e IoT da SAP Brasil, o sucesso da implantação da gestão dinâmica de manutenção feita pela Trenitalia, usando tecnologias da SAP para Internet das Coisas (IoT), demonstra como insights em tempo real fornecidos por sensores estão transformando a gestão de ativos ao agregar capacidade preditiva aos modelos tradicionais, planejados e reativos. “É mais uma constatação de que as soluções IoT estão moldando o futuro do transporte digital”, afirma.

Bill McDermott, CEO da SAP, salienta que “a companhia está extremamente satisfeita em poder apoiar a transformação digital da Trenitalia, contribuindo na busca pela excelência operacional”. Ele destaca que “o  uso inovador da tecnologia feito pela Trenitalia para ter insights operacionais cumpre a promessa da Internet das Coisas, que proporciona benefícios tanto para a empresa quanto para os milhões de usuários que viajam com a companhia todos os anos”.

Saiba mais sobre como a Trenitalia está usando o poder da análise preditiva com SAP HANA neste vídeo.

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta