Soccer team in a huddle

Transformando a cadeia de suprimentos na área da saúde

17 de Março de 2017 Por Ivy Leça 102

A gestão da cadeia de suprimentos sempre foi um grande desafio para a área da saúde. Medicamentos de alto valor e de alta vigilância necessitam de um sistema de controle de estoque rigoroso; além disso, é preciso garantir a correta manipulação e armazenagem dos medicamentos, uma vez que isso pode influenciar no seu resultado, podendo causar efeitos adversos no paciente e prejudicar seu tratamento.

Especialistas reconhecem as dificuldades e acreditam que os hospitais brasileiros precisam aprimorar o monitoramento de medicamentos para melhorar a segurança do paciente. Nos hospitais, laboratórios ou farmácias, profissionais da área precisam lidar com uma série de informações, como aquisição, armazenamento, prescrição e validade. A solução para todas essas questões está na digitalização da cadeia de suprimentos de saúde.

Visibilidade de dados

Com um sistema de monitoramento e gerenciamento que centralize dados de diversos setores, os profissionais passam a ter a visibilidade e colaboração necessárias para trabalhar com mais assertividade, controle e produtividade.

Compartilhamento de dados

Com dados centralizados e disponíveis na nuvem, as instituições de saúde conseguem acompanhar o controle do estoque e distribuição dos medicamentos. Dessa forma, uma rede de farmácias consegue mapear a demanda de acordo com cada unidade e garantir que nenhuma unidade da rede fique com produtos fora de estoque, por exemplo. Os laboratórios podem cruzar as informações da produção, estoque e distribuição para garantir a velocidade e eficiência na entrega dos produtos. E um hospital consegue acompanhar a utilização dos medicamentos, tendo maior controle da sua administração em cada setor.

Informações para a aquisição

A gestão de aquisições é muito mais precisa quando há um controle adequado da demanda. Quando os dados do setor de vendas de um laboratório ou do almoxarifado de um hospital se alinham ao setor de aquisições, os responsáveis de compras conseguem calcular melhor onde utilizar os recursos para obter melhores resultados financeiros. O recente estudo New Trends in Healthcare Supply chain demonstra que digitalizar e centralizar as informações do gerenciamento da cadeia de fornecimento dá às organizações de saúde um melhor controle sobre o custo.

As organizações de saúde precisam investir na digitalização da sua cadeia de suprimentos para garantir, além da redução de custos, a saúde e bem-estar de seus pacientes. Conheça as soluções SAP para a indústria química e para serviços de saúde.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta