Soccer team in a huddle

Os benefícios do comércio colaborativo no mercado B2B

29 de Março de 2017 Por Ivy Leça 86

Este mês, o Mercado Livre, um dos maiores marketplaces de varejo eletrônico da América Latina, anunciou que vai expandir sua atuação no setor corporativo (B2B) por meio de uma nova parceria com a rede colaborativa de transações B2B SAP Ariba.

Apesar do Mercado Livre não ter buscado ativamente o mercado B2B, estima-se que atualmente 10% dos negócios fechados em sua plataforma sejam de empresas para empresas. A parceria com a SAP Ariba é uma oportunidade de alcançar um crescimento desse percentual de maneira escalável, sem a necessidade de grandes investimentos na construção de plataformas próprias.

A tecnologia no mercado B2B vem amadurecendo constantemente, porém sua adoção ainda é lenta. Isso se deve ao pensamento resistente das empresas de que a implementação é complexa, cara e demorada. No entanto, existem diversas soluções que podem ser implementadas de forma simples, ágil e totalmente escalável. Além disso, são muitos os benefícios de uma plataforma integrada e colaborativa que consiga atender as diversas demandas de diferentes departamentos.

O comércio colaborativo permite que fornecedores e compradores encontrem novas oportunidades, colaborem em transações e fortaleçam seus relacionamentos. Os compradores conseguem gerenciar todo o processo de compra, ao mesmo tempo em que controlam gastos e desenvolvem uma cadeia de suprimentos saudável. Os fornecedores podem escalar eficientemente o relacionamento com o cliente, simplificando ciclos de vendas e melhorando o controle de caixa.

As soluções de comércio colaborativo facilitam a colaboração e a concorrência e podem simplificar os principais processos das empresas.

Gestão de fornecedores e gastos

Quando os gestores têm uma visão integrada, desde compras e suprimentos até faturas e pagamentos, conseguem obter uma compreensão completa dos gastos da empresa. Isso permite tomar melhores decisões no momento de escolher fornecedores, reduzindo custos e minimizando riscos.

Gestão da cadeia de suprimentos

A colaboração eletrônica com fornecedores em cada transação elimina a papelada e torna os pagamentos mais precisos, seguros e simples, além de tornar os processos mais dinâmicos e a gestão das transações mais eficiente.

Gestão de e-commerce

Com soluções de comércio eletrônico as empresas podem fortalecer os recursos de e-commerce, ganhando vantagem competitiva no mercado B2B para obter preferência entre fornecedores.

Além desses pontos, as soluções de comércio colaborativo podem ajudar as empresas a melhorar outros processos, ajudando a liberar todo o seu potencial de crescimento no mercado B2B.

Aproveite para conhecer a rede de comércio colaborativo SAP Ariba.

Tags: ,

Deixe uma resposta