Conforme os modelos de negócios digitais evoluem, conectando dados empresariais da cadeia de valor em tempo real para gerar novas oportunidades de negócios, os líderes precisam acompanhar esse ritmo e tomar decisões cada vez mais rápidas e decisivas. Nesse sentido, é preciso unir o valor humano do profissional ao valor analítico das tecnologias.
Com uma economia em plena transformação, o papel do CFO se torna ainda mais significativo e amplo nesse momento de tomada de decisão. Especialmente na decisão de quais inovações digitais adotar para o negócio.
O desempenho e o real valor da transformação digital só são mensuráveis com uma base de conhecimento ampla, como a que o CFO tem. Por exemplo, se sua empresa tem um aumento de X% nos lucros, pode parecer um bom resultado, mas não se você sabe que o mercado cresceu na mesma taxa. Ou se a empresa investe em novos recursos tecnológicos e os lucros caem no período, parece uma péssima notícia, mas o cenário muda se você souber que os resultados teriam sido piores sem o investimento. O papel do CFO é analisar os dados e definir quais as melhores estratégias com base no histórico e nas predições analíticas.
O pensamento analítico do CFO ajuda a esclarecer quais iniciativas criam maior valor. Parte das inovações digitais são disruptivas e podem gerar novas oportunidades, mas muitas delas trazem melhorias para processos já existentes, o que pode significar um grande impacto nos resultados. Por isso o CFO precisa estar atento para convencer os gestores de que essas iniciativas são promissoras e representam uma oportunidade muito maior do que apenas uma transformação.
O CFO tem a capacidade de compreender que a cadeia de valor é ampla e está toda conectada. Uma ação que gera lucros pontuais altos pode produzir efeitos negativos em longo prazo. Por isso, obter uma visão integrada e completa do negócio é essencial na tomada de decisões, e o CFO sabe disso. Da mesma forma, o ele sabe que a organização inteira deve estar alinhada com as informações. Se o negócio consegue um desconto significativo em matéria-prima, isso pode ser repassado ao departamento de vendas como uma margem de negociação.
Apresentar relatórios para empresas com cadeias de valor integradas pode ser desafiador, pois o desempenho em tais negócios não é prontamente aparente. Por isso o CFO precisa melhorar a comunicação e estruturar os relatórios da melhor forma possível, definindo quais informações importam para cada área da empresa, de forma que cada setor possa compreender como eles criaram valor e como podem identificar mais oportunidades.
Quando o CFO abraça seu papel de liderança transformacional, suas habilidades e visão podem ajudar a empresa a definir as melhores estratégias e iniciativas de transformação digital para o negócio, ajudando a liberar todo o potencial da empresa.
Confira o relatório “Moldando a função do Financeiro de amanhã“, sobre o novo papel do financeiro para impulsionar o crescimento, proporcionando liderança nos negócios.