Soccer team in a huddle

Tecnologias ampliam segurança logística

26 de Abril de 2017 Por Ivy Leça 101

A segurança das cargas sempre foi uma das grandes preocupações das empresas logísticas. Todos os anos, as empresas investem grande parte de suas receitas para ampliar a segurança, evitar furtos e roubos de produtos e sequestros de cargas.

Essa preocupação tem motivo: segundo o titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas do Rio de Janeiro, Maurício Mendonça, atualmente existe uma migração do tráfico de drogas para o roubo de cargas. “A Polícia Civil está buscando, por meio de todos os mecanismos disponíveis, o combate efetivo dessa modalidade criminosa. Em 50% dos casos, o problema é interno. São funcionários que passam informação”, afirma Mendonça. Por esse motivo, nem sempre o uso de escolta, veículos blindados e mudança de rotas são suficientes.

Para evitar o prejuízo e garantir a segurança de seus funcionários, as empresas logísticas estão buscando ajuda em novas tecnologias.

Etiquetas eletrônicas de cargas

O sistema de etiqueta eletrônica de cargas emite um sinal que permite monitorar todo o trajeto da carga em tempo real. As etiquetas eletrônicas podem ser utilizadas durante todo o ciclo de vida do produto, da fabricação à entrega, ajudando a garantir o compliance e a segurança.

Selos de identificação de origem

São selos que ajudam a combater o roubo de mercadorias. Ao adquirir um produto, os consumidores podem escanear o código do selo por meio de um dispositivo móvel, e esse número vai informar se o produto seguiu seu ciclo com conformidade ou se a carga foi roubada. A tecnologia é especialmente recomendada para casos de mercadorias que correm o risco de sofrer algum tipo de modificação ou falsificação posterior, como medicamentos.

Drones de monitoramento

A entrega de produtos feita por drones ainda está um pouco longe de se tornar viável, mas essa tecnologia já pode ser encontrada de outras formas no setor logístico. Fora do Brasil drones já estão sendo usados para monitorar todo o trajeto do caminhão por meio de câmeras, transmitindo as imagens para a transportadora em tempo real.

Análise preditiva

Recursos de análise preditiva também podem ser utilizados para elaborar mapas de risco. Por meio de estatísticas, dados de frequência e históricos e informações como horários, localização, tipo de transporte e de carga, é possível criar uma estratégia de entrega mais segura.

Além das tecnologias aplicadas aos processos logísticos, é preciso estar atento à segurança da informação da empresa. A preocupação com os dados é essencial para evitar ameaças maiores. Adotar plataformas e sistemas de gerenciamento interno confiáveis e investir em treinamentos com a equipe são boas práticas para manter a empresa longe dos riscos de ataques e invasões aos dados.

Sua empresa está protegida? Conheça as soluções SAP para o setor de logística!

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta