Soccer team in a huddle

O fator humano na adoção da transformação digital

19 de Maio de 2017 Por Ivy Leça 103

Assim como foi com as outras grandes revoluções, a Quarta Revolução Industrial, ou Revolução 4.0, trouxe consigo uma diversidade de pensamentos e preocupações. Enquanto a convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas vem simplificando diversos processos em todos os campos, e a transformação digital ajuda a democratizar a informação pelo mundo, ainda enfrentamos muitas barreiras na adoção de tecnologias nas empresas.

Essas barreiras são construídas por um pensamento que tende a temer as mudanças. Por isso, na equação para o sucesso da transformação digital nos negócios, o fator humano é primordial.

A tecnologia permite simplificar e automatizar processos e funções, e isso pode gerar insegurança por parte da força de trabalho. O papel da liderança é justamente desmistificar os impactos da adoção de novas ferramentas, plataformas e softwares, mostrando o valor das mesmas para a eficiência do trabalho.

Quando uma empresa cresce com base em uma cultura que abraça a tecnologia, é muito mais fácil para os líderes e colaboradores entenderem o potencial das novas tecnologias para expandir os resultados e aumentar a receita. A tecnologia passa a ser um agente positivo e transformador, e sua adoção se torna muito mais natural.

A colaboração é um dos principais elementos da transformação digital, e provavelmente a melhor forma de demonstrar os benefícios da tecnologia para a força de trabalho. Diferentes tecnologias permitem ultrapassar as barreiras da distância e do tempo para criar equipes mais dinâmicas e mais colaborativas, que podem dividir conhecimentos específicos, dados decisivos e insights preciosos de forma rápida e simples.

A usabilidade também é outro fator importante para simplificar a integração entre humano e tecnologia. Focar em ferramentas que sejam intuitivas e simples de utilizar garante que sua força de trabalho não se perca e desista no meio do caminho.

É muito importante que o processo de transformação digital seja integrado e envolva o máximo de setores possível, de forma a beneficiar o negócio como um todo. Com mais dados e informações para enriquecer os processos, os esforços diminuem e os resultados se multiplicam. Os líderes de cada setor precisam ter essa mesma integração, entender que o compartilhamento de informações é benéfico para todo o ecossistema de negócios.

Destravar o potencial da transformação digital só é possível com pessoas envolvidas nesse objetivo. Focando no instinto humano básico de se conectar com pessoas, a tecnologia tem sua melhor chance de derrubar as barreiras de adoção nas equipes. Como resultado, todos ganham.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta