Soccer team in a huddle

Como a Realidade Virtual pode mudar nossa realidade – para melhor

9 de Junho de 2017 Por Ivy Leça 67

Ouvimos falar muito sobre como a realidade virtual está reinventando o mundo dos jogos e do entretenimento, mas seria um desperdício de potencial ignorar o que essa tecnologia pode fazer por setores como educação, saúde, construção, pesquisa e mesmo na gestão pública.

Cientistas e inovadores estão se dedicando a explorar as possibilidades de aplicações da realidade virtual. A RV está deixando de ser algo muito futurista e imaginativo, para se tornar um recurso que vai realmente transformar nossa própria realidade, e para melhor. Confira algumas ambiciosas aplicações para a realidade virtual que podem, em breve, mudar o mundo como o conhecemos.

Redes sociais

O próximo passo das redes sociais seria tornar o networking menos digital e mais presencial, e a realidade virtual pode impulsionar esse feito, criando comunidades onde o usuário pode criar um avatar e interagir com amigos em locais virtuais.

Desde o ano passado, o Facebook já vem testando e apresentando algumas iniciativas com RV. Em abril deste ano, a rede social lançou uma versão beta do Facebook Spaces, um aplicativo de realidade virtual que promete criar espaços virtuais e permitir que os usuários conversem entre si e explorem fotos e vídeos em 360°.

Educação

A RV nos permite estar em qualquer lugar sem necessariamente correr os riscos de estar lá fisicamente. Especialistas estão usando a tecnologia para permitir que estudantes e pesquisadores explorem pontos históricos perdidos ou mesmo lugares perigosos.

O projeto Chernobyl VR é uma experiência documental que combina a mecânica de jogos virtuais e uma narrativa educacional com a realidade virtual, permitindo que os espectadores visitem o epicentro da pior catástrofe nuclear da história, tudo sem sair do sofá.

Gestão pública

A realidade virtual também pode ser um excelente recurso para a gestão pública desenvolver projetos, testar iniciativas e realizar pesquisas, tudo isso antes de investir e iniciar uma grande obra. Isso permite economizar recursos, aumentar as chances de sucesso e evitar transtornos desnecessários para os cidadãos.

No Reino Unido, o governo está começando a usar a RV para criar cenários e testar uma nova geração de tecnologias de transporte. O projeto é uma instalação de pesquisa com uma grande esteira omnidirecional, na qual os participantes podem se movimentar. Com isso, os pesquisadores coletam e analisam dados sobre como as pessoas reagem aos novos serviços de transporte.

Construção e arquitetura

A RV pode representar uma grande transformação para o mercado de construção e arquitetura. Na concepção do projeto, é possível desenvolver uma maquete imersiva de cada espaço em RV e fazer simulações com diferentes plantas, materiais, metragens. Já no momento da venda, será possível apresentar um modelo decorado virtual, como uma representação realista do projeto final, mas por um custo reduzido.

Saúde

Cada vez mais a medicina utiliza a tecnologia para atuar de forma mais segura. A realidade virtual aplicada à medicina é utilizada especialmente em treinamentos e simulações. O estudante ou profissional em treinamento pode vivenciar a situação de uma cirurgia, por exemplo, da forma mais real possível, mas sem comprometer a segurança de um paciente.

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta