Soccer team in a huddle

Trabalhando juntos para preservar nosso planeta

14 de Junho de 2017 Por Christine Susanne Mueller 7

A SAP anunciou recentemente a meta de tornar-se neutra em carbono até 2025. Acompanhando esse marco e assinalando o Dia Mundial do Meio Ambiente nesta semana, a SAP lançou uma nova política para o meio ambiente, especificando as respectivas áreas para ações ambientais.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi celebrado esta semana em um esforço mundial que acontece todos os anos em 5 de junho, cujo objetivo é aumentar a consciência sobre problemas ambientais e preservar o planeja que nos abriga. A SAP, comprometida em fazer a parte desse ideal, atualizou a política ambiental que estrutura a forma de atuação da empresa e dos colaboradores para contribuir em operações diárias.

As prioridades de sustentabilidade da SAP baseiam-se no fomento positivo de impacto ambiental, social e econômico, atuando como facilitadora e exemplo de sustentabilidade. A Política de Meio Ambiente destaca uma parte importante dessa estratégia detalhando o compromisso da SAP com a melhoria ambiental. Alinhada com nossa visão e objetivo, para ajudar o mundo a ser mais bem administrado e melhorar a vida das pessoas, a Política de Meio Ambiente apoia de forma tangível nosso compromisso com as Metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, especificamente a Meta 13, Ações climáticas e a Meta 7, Energia limpa e acessível.

Os principais objetivos globais da SAP, relativos ao meio ambiente e à energia, incluem:

  1. Alcançar neutralidade de carbono em nossas operações até 2015
  2. Reduzir continuamente as emissões de carbono para os níveis de 2000, até 2020
  3. Aumentar em 20% o número de veículos elétricos da frota de carros corporativos até 2020
  4. Reduzir o consumo de energia da SAP e aumentar a eficiência energética
  5. Aumentar o alcance da separação de lixo, incluindo o eletrônico
  6. Reduzir o consumo de água
  7. Desenvolver soluções e serviços para que nossos clientes possam criar um impacto ambiental positivo
  8. Capacitar nossos colaboradores por meio de ofertas de contribuição individual para a melhoria do desempenho ambiental da SAP

O que a SAP está fazendo como empresa?

Para alcançar os objetivos globais ambientais e energéticos, a SAP está concentrada em cinco áreas-chave:

  • Viagens de negócios: compromisso de reduzir a quantidade de viagens de negócios, principalmente viagens aéreas – e, diante da impossibilidade de evitar a viagem, escolher alternativas que não causem danos ao meio ambiente.
  • Carros corporativos e deslocamento diário para o trabalho: diminuir o impacto dos carros corporativos e do deslocamento de colaboradores por meio de veículos elétricos, carona solidária, aumento do uso de transporte público e medidas como cartões de combustível neutro em carbono.
  • Instalações: uso de 100% de eletricidade renovável em todas as instalações e centros de dados, incorporação de padrões de construção sustentável, como LEED, e redução do uso de água, energia e resíduos.
  • TI verde: redução e reutilização de hardware de TI e desenvolvimento de produtos e serviços usados por clientes tendo em mente que devem ter a maior eficiência ambiental possível.
  • Suprimento: engajamento com nossos fornecedores para reduzir o impacto dos produtos e serviços que adquirimos.

Envolvimento dos colaboradores

Com base nas conquistas que a SAP alcançou no nível corporativo em termos de sustentabilidade ambiental, ela encoraja o envolvimento e a participação de seus colaboradores. Para apoiá-los, a SAP fornece várias ferramentas, incluindo:

  • Painel de sustentabilidade: tudo começa com a transparência. Uma análise do painel de sustentabilidade ajuda gerentes e colaboradores a saber onde estão os maiores catalisadores. Ele mostra o desempenho dos respectivos locais ou linhas de negócios em termos de emissões, voos, engajamento dos colaboradores, mulheres em cargos de gestão, índice de cultura de saúde empresarial e outros indicadores de desempenho não financeiros.
  • Tecnologia de colaboração virtual: um ponto muito positivo de se trabalhar para uma empresa global no século 21 é que a tecnologia pode aproximar colegas, distantes geograficamente. Reuniões presenciais são muito importantes, mas nem sempre é necessário voar pelo mundo. A SAP oferece opções de telepresença, vídeo conferência, salas de reuniões virtuais e reuniões virtuais para proporcionar o contato pessoal sem estressar os colaboradores nem aumentar os níveis de emissão com as viagens. Essas opções também reduzem os custos operacionais da SAP, o que é mais sustentável financeiramente para a empresa.
  • Sustentabilidade no deslocamento diário e em viagens: desde diversos carros corporativos elétricos, esquemas especiais de transporte público, ofertas de bicicletas, até nosso aplicativo de carona solidária TwoGo, a SAP oferece muitas formas de sustentabilidade em deslocamento diário e viagens. Isso não é bom apenas para o meio ambiente, mas também é mais saudável e menos estressante para nossos colaboradores.
  • Integração da sustentabilidade no trabalho diário: em nossa intranet e mídia social interna, compartilhamos ideias e dicas sobre como os colaboradores podem incorporar a sustentabilidade no trabalho diário. Para os colaboradores de Marketing de eventos, oferecemos uma caixa de ferramentas para eventos sustentáveis. Para desenvolvedores, há um curso de programação verde e, posteriormente, há exemplos específicos à função. Além disso, os colaboradores podem engajar-se como campeões em sustentabilidade, ajudando a legitimá-la com a implementação de iniciativas em todo o mundo e em diferentes linhas de negócios.

A SAP convida você – como empresário ou cidadão do mundo – a juntar-se à celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente e fazer algo para preservar o planeta. Juntos, podemos ajudar a garantir um futuro ambiental limpo.

Deixe uma resposta