Soccer team in a huddle

Business Intelligence para empresas em crescimento acelerado

21 de Junho de 2017 Por Ivy Leça 112

São muitos os desafios enfrentados pelas empresas em crescimento acelerado para se estabelecer no mercado e obter sucesso. A economia digital permitiu simplificar muitos processos e criou um cenário favorável para novos negócios, ao mesmo tempo em que ajudou a tornar o mercado mais competitivo.

Com isso, as plataformas de Business Intelligence (BI) se tornaram um grande diferencial para o desenvolvimento de negócios e estratégias. No caso das PMEs, esses recursos são ainda mais importantes e estratégicos e, o melhor, também são acessíveis.

Recursos de Business Intelligence por muito tempo foram associados apenas a grandes corporações, pois esse tipo de tecnologia exigia muitos recursos, como espaço, equipe dedicada e altos investimentos financeiros. Atualmente, esses recursos se tornaram mais acessíveis e escaláveis. Ou seja, uma pequena empresa pode adquirir soluções de BI de acordo com a sua demanda e poder aquisitivo. As plataformas também estão se tornando mais simples e práticas, personalizadas para o usuário final.

Entre as principais vantagens do Business Intelligence para empresas em crescimento acelerado, podem citar:

Respostas rápidas para questões críticas

Dados são facilmente coletados de todos os processos do negócio, são estruturados e organizados em um único ponto de acesso, e podem ser facilmente acessados graças à nuvem. Tudo isso permite que os gestores acessem rapidamente informações essenciais para solucionar da melhor forma e com maior rapidez as questões críticas da empresa.

Economia de tempo e custos

Os recursos de BI economizam tempo de coleta e manipulação de dados, além de outras tarefas repetitivas e maçantes que os colaboradores deveriam exercer. Dessa forma, a força de trabalho tem mais tempo para se dedicar a tarefas criativas e estratégicas para o negócio. Com Business Intelligence também é possível enxergar melhor os processos da empresa, e com maior transparência financeira, os gestores podem identificar áreas de redução de custos. Como as PMEs operam com recursos limitados, essa possibilidade faz uma grande diferença nos números finais.

Melhor colaboração e melhoria de processos

Com os recursos de exportação e compartilhamento de dados das soluções de BI, os setores da empresa conseguem conversar melhor entre si. O setor de vendas, por exemplo, tem acesso em tempo real ao status do estoque, ganhando assim maior autonomia e velocidade para fazer negócios sem precisar confirmar se uma venda é possível. Já o setor de compras pode alinhar o histórico de estoque e venda para antecipar a demanda de pedidos sem precisar esperar o fechamento de cada setor.

Embora algumas PMEs ainda acreditem que Business Intelligence é algo complexo e caro, muitas já enxergam as transformações no cenário e sabem que a mudança será inevitável para as PMEs. Adotar esses recursos o quanto antes significa antecipar as tendências e adquirir vantagens significativas diante de outras empresas em crescimento acelerado.

Quer saber mais sobre soluções Business Intelligence para empresas em crescimento acelerado? Acesse agora.

Tags: , ,

Deixe uma resposta