Soccer team in a huddle

O novo papel do gerente de produto

7 de Julho de 2017 Por Ivy Leça 286

O papel do gerente de produto dentro da cadeia de valor das marcas é por si só desafiador: criar e desenvolver produtos que vendam. E ele vem se tornando ainda mais competitivo com a transformação digital dos negócios.

Afinal, como se cria um produto de sucesso? Todos os dias consumidores em todo o mundo geram milhões de dados sobre diferentes mercados, sobre hábitos de consumo, ou mesmo sobre produtos específicos. Isso é ouro para os gerentes de produto, e é com essas informações que eles podem gerar novos insights, conseguir respostas para suas dúvidas e vislumbrar novas fontes de receitas.

Para desenvolver novos produtos, físicos ou digitais, como softwares e sistemas, por exemplo, as grandes empresas estão investindo em tecnologias de análise de dados para fornecer aos seus gerentes de produto os melhores recursos para a criação de insights e desenvolvimento de ideias com maior potencial de acerto.

Com esses recursos o gerente de produto pode identificar um problema comum entre os seus clientes e buscar a melhor solução para ele, ou encontrar um novo acessório que pode aprimorar um produto já bem aceito no mercado.

A análise de dados integrada e a colaboração entre setores também oferecem aos gestores de produto acesso rápido e simples a dados interessantes que podem gerar insights poderosos. O perfil do consumidor principal, os resultados de vendas por geolocalização ou período do ano, tudo isso pode ajudar o gerente de produto a entender melhor os pontos fortes de determinada linha ou produto e detectar pontos de melhoria.

Além de se beneficiar das informações de outros produtos, o gerente de produto estará cada vez mais participativo em outros setores. Nesse novo cenário, ele se torna multifuncional, gerando maior influência sobre o ecossistema da empresa. Se antes seu foco estava no desenvolvimento de um produto para alavancar os negócios, agora ele também tem participação nos processos de produção, lançamento, vendas, operações, relacionamento com o cliente, marketing, entre outros.

Para obter sucesso diante da transformação digital dos negócios, o gerente de produto precisa utilizar a tecnologia a seu favor. Ao absorver novas funções, colaborar com outros setores e desenvolver habilidades técnicas básicas, ele tira maior proveito dessas soluções e traz mais resultados para o negócio. Você está pronto para esse desafio?

Tags: , ,

Deixe uma resposta