Soccer team in a huddle

Um mês de orgulho na SAP América Latina

11 de Julho de 2017 Por Ivy Leça 12

Por Niarchos Pombo

Como a SAP ajuda a melhorar a vida das pessoas LGBT?

Na SAP, nossa visão é ajudar o mundo a funcionar melhor e melhorar a vida das pessoas. Esse é o nosso objetivo final como um negócio socialmente responsável – mas como podemos alcançar um plano tão ambicioso? A resposta para essa pergunta é bastante simples: o nosso bem mais valioso irá liderar a caminhada. E qual é o nosso bem mais valioso? As pessoas.

Sabendo disso, devemos nos perguntar qual é a melhor forma de manter nossas pessoas engajadas. Adivinha? Também não será difícil responder essa pergunta: devemos oferecer a elas um ambiente seguro, saudável e acolhedor, que dê espaço para que elas cresçam e sejam bem-sucedidas. Por meio do nosso trabalho com redes de funcionários, podemos ter a certeza de que os grupos minoritários também se sintam confortáveis e felizes em fazer parte da SAP.

Durante anos, trabalhamos arduamente em todo o mundo para que nossos funcionários LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) pudessem ouvir em alto e bom som que a SAP está ao lado deles. Pride@SAP é o nosso grupo de afinidade que promove a inclusão da comunidade LGBT. Independentemente da orientação sexual ou da identidade de gênero, qualquer pessoa é livre para se juntar ao caminho para a igualdade.

Junho de 2017 foi um dos meses mais proeminentes para a América Latina em termos de atividades relacionadas à comunidade LGBT. Um dos nossos principais objetivos é que todos, e cada um dos nossos colegas, possam ter orgulho e serem autênticos, então o mês do orgulho LGBT parecia ser o momento perfeito para ampliar a conscientização e a visibilidade.

Por que comemoramos o mês do orgulho LGBT em junho?

Em 28 de junho de 1969, a comunidade LGBT se revoltou contra um ataque policial que visava o Stonewall Inn, uma boate LGBT na cidade de Nova York. Esse foi o momento em que o movimento de libertação LGBT começou. Hoje em dia, lembramos aqueles homens e mulheres corajosos que assumiram uma posição pela igualdade há quase cinquenta anos e celebramos sua coragem.

Como nós celebramos na SAP América Latina?

O mês do orgulho LGBT esteve em pleno andamento em toda a América Latina. Veja alguns dos destaques:

No SAP Labs Latin America (São Leopoldo, Brasil), o presidente Dennison John hasteou a bandeira LGBT no início de junho. Foi a primeira locação da SAP a tomar essa atitude incrível. Além disso, a fonte de água brilhava como um arco-íris e a escadaria estava decorada da mesma forma.

Na Cidade do México, a SAP se juntou ao Pride Parade pelo segundo ano consecutivo. Desta vez 50 funcionários participaram, triplicando o número do ano passado.

A SAP Brasil também se juntou ao Pride Parade em São Paulo pela primeira vez em sua história. Antes disso e junto com outras empresas participantes, sediamos um brunch informal para iniciar a festa.

A SAP participou de feiras de carreiras com temas LGBT com um forte apoio da equipe de Aquisição de Talentos, para ajudar a aumentar nosso pipeline diversificado de candidatos. Nesse sentido, também forjamos uma aliança com as organizações LGBT para ajudar a fortalecer a comunidade.

Diretores da SuccessFactors também palestraram em várias conferências temáticas LGBT em toda a região, para compartilhar com o mundo nossas opiniões sobre a construção de um negócio sem preconceitos (iniciativa Business Beyond Bias).

Em Buenos Aires, Argentina, celebramos os aniversários de nossos funcionários uma vez por trimestre, então queríamos algo ainda mais especial este mês. Tivemos sobremesas com tema de arco-íris e uma sessão fotográfica. O impacto nas mídias sociais foi enorme, com mais de 40 postagens no Instagram com nossa hashtag #RunProuder. Isso representou a maior exibição de engajamento nas mídias sociais até hoje.

Também em Buenos Aires, o Pride@SAP patrocinou o torneio anual de futebol para ajudar a quebrar estereótipos e lembrar todos os nossos colegas de que na SAP nós #RunProuder. Como? Os jogadores tinham nosso slogan em seus uniformes.

Nós organizamos bate-papos nos coffee corners dos escritórios de Santiago (Chile) e Bogotá (Colômbia), para ajudar a aumentar a conscientização e aumentar a adesão ao grupo. Acreditamos que os aliados desempenham um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento da nossa rede.

Tivemos sessões de empatia por toda a região.

A maioria das nossas locações estava decorada com as cores do arco-íris durante todo o mês, como o escritório em Lima (Peru), com pequenas bandeiras individuais para nossos colegas colocarem em suas mesas.

Produzimos uma apresentação de slides com citações de executivos da SAP falando sobre a diversidade, para transmitir nas televisões das diferentes locações, e criamos vários papéis de parede com temas LGBT para nossos funcionários usarem em seus computadores. Ambas as ações foram replicadas em todo o mundo.

Agradecimento especial

Nada disso teria sido possível sem nossas incríveis equipes Pride@SAP em cada locação, que cuidaram de todos os detalhes ao colocar esses planos em ação. Gostaria de agradecer a todos pelo seu empenho em criar um ambiente de trabalho tão caloroso e permitir que nossas pessoas se sintam em casa.

É através de ações como essas que nós mantemos nossas taxas de engajamento de funcionários altas, atraímos talentos novos e diversos, e atendemos melhor nossos clientes.

Se você deseja fazer parte da equipe SAP ou conhecer melhor nossas iniciativas em apoio a diversidade no mercado de trabalho, acesse nossos canais nas redes sociais: Facebook / Twitter / Linkedin / Instagram

Tags: , ,

Deixe uma resposta