Soccer team in a huddle

Negócios da SAP América Latina estão nas nuvens

20 de Julho de 2017 Por SAP Notícias Brasil 15

  • Soluções de nuvem continuam registrando forte crescimento de dois dígitos no segundo trimestre.

  • Brasil, Chile e México foram destaques em resultados.

  • Grandes empresas na região, como a companhia aérea chilena Latam Airlines, lojas Liverpool e Mabe do México, e Grupo Éxito da Colômbia, adotaram a SAP como parceira estratégica para acompanhá-los em seus processos de transformação digital.

MIAMI, Estados Unidos — 20 de julho de 2017 Os negócios de nuvem da SAP América Latina continuaram crescendo em um ritmo sólido de dois dígitos, conforme registraram os resultados fiscais da empresa para o segundo trimestre de 2017. Os mercados que se destacaram foram Brasil, que triplicou os resultados da nuvem, e México, que alcançou uma combinação de um forte crescimento de três dígitos da receita de assinaturas de nuvem e um crescimento de dois dígitos da receita de licenças de software on-premise. Nesta última categoria, o Chile também reportou um importante crescimento de dois dígitos.

As ferramentas para compras SAP Ariba foram as ‘estrelas’ do trimestre, com um crescimento de três dígitos. Esse aumento também foi registrado pela SAP Cloud Platform (SCP), uma plataforma digital de negócios para desenvolvimento de soluções que conectam de forma inteligente pessoas, coisas e empresas.

Uma das grandes companhias latino-americanas a migrar para a nuvem e confiar na SAP foi o LATAM Airlines Group, criado a partir da fusão entre LAN e TAM e que opera em mais de 140 destinos ao redor do mundo e transporta mais de 45 milhões de passageiros por ano. A companhia aérea com sede no Chile e com uma rede de alcance em mais de 23 países escolheu as soluções SAP Ariba para agregar processos de suprimento a suas operações na América Latina, reduzir as despesas operacionais e melhorar seus resultados em mercados altamente competitivos.

A economia digital está gerando um efeito transformador em empresas, setores de atividade e em toda a cadeia de valor. Um estudo da Oxford Economics em 17 mercados, entre eles México e Brasil, com a participação de mais de 3.100 executivos, constatou que 84% das empresas entrevistadas consideram que a transformação digital é de extrema importância para a sobrevivência nos próximos cinco anos.

O compromisso das empresas latino-americanas com a transformação digital ficou evidente a partir de um fato registrado nesse período pela empresa: 4 mil se juntaram à plataforma SAP HANA.  “A proposta de transformação digital da SAP coloca a HANA no cerne da estratégia. Esse grande número de clientes adotando SAP HANA e o crescimento sólido das soluções de nuvem são um sinal claro de como a inovação segue acelerando tanto entre empresas privadas quanto em organizações do setor público”, afirma Claudio Muruzabal, presidente da SAP América Latina e Caribe.

Um dos 4 mil clientes usuários da SAP HANA é a Mabe, maior fornecedor e exportador mexicano de eletrodomésticos com presença em 70 países e 10 milhões de unidades vendidas por ano. Com um foco expressivo no uso da tecnologia e na inovação para gerar crescimento e garantir a qualidade de seus produtos, a Mabe escolheu a SAP para apoiar seu progresso com SAP Cloud Analytics. Ao conectar seus dados com SAP HANA, a Mabe poderá visualizar, colaborar e tomar decisões em tempo real para aumentar sua liderança competitiva, crescer e atender às demandas dos clientes.

Em uma análise por setor de atividade, destacaram-se os resultados em Varejo e Produtos de Consumo (com um crescimento de dois dígitos) e Saúde (crescimento de três dígitos).

O Liverpool, um dos maiores varejistas do México, que opera 127 lojas de departamento, 122 lojas de vestuário e 25 centros comerciais, também escolheu a SAP como parceiro estratégico de TI para suas principais aplicações e sistemas de missão crítica. O grupo continuará implementando um amplo conjunto de soluções da SAP para varejo com a finalidade de aumentar sua competitividade, reduzir complexidades de processos de negócios e incrementar o conhecimento a respeito de seus clientes. Liverpool e SAP têm uma parceria estratégica de longo prazo que continua evoluindo para apoiar os objetivos de transformação e crescimento da empresa.

Já o Grupo Éxito, maior varejista da Colômbia e líder na América do Sul, selecionou a SAP HANA Enterprise Cloud (HEC) para apoiar sua transformação digital, reduzir a complexidade da TI, custos e riscos operacionais, e executar seus sistemas de banco de dados in-memory usando SAP HANA. A empresa opera mais de 2,6 mil lojas e emprega 41 mil pessoas. HEC é outra linha de soluções cuja adoção continua fortalecendo-se na região ao longo dos últimos trimestres.

“Mais uma vez, tivemos um trimestre com resultados muito sólidos que confirma a trajetória de crescimento sustentado na região, não apenas em nossos dois mercados mais importantes, Brasil e México, que mostraram um ritmo acelerado, mas também no Chile”, comenta Anthony Coletta, diretor financeiro da SAP América Latina e Caribe. “O desempenho das soluções de nuvem continua definindo a pauta; os novos contratos na nuvem fechados durante o segundo trimestre do ano em curso equivalem aos fechados durante o primeiro semestre de 2016, e a receita de assinaturas de nuvem segue crescendo de forma consistente”, acrescenta.

Em nível global, a SAP registrou no segundo trimestre de 2017 um crescimento de 33% em moeda corrente na receita proveniente de novos negócios na nuvem, atingindo 340 milhões de euros. A receita de vendas de software cresceu 4% em moeda corrente, atingindo 1,09 bilhão de euros.

Tags: , , , , , , ,

Deixe uma resposta