Soccer team in a huddle

O futuro do Procurement na Economia Digital

9 de Agosto de 2017 Por Ivy Leça 60

Procurement é um dos setores mais complexos e estratégicos de uma empresa. Responsável por gerenciar o ciclo de vida dos fornecedores, gestão de contratos, controle de riscos, entre outras funções essenciais para o sucesso de toda a cadeia de valor, o Procurement se tornou uma peça-chave para que as empresas melhorem o relacionamento e os processos de negociação com seus fornecedores, buscando melhores práticas para reduzir custos e aumentar lucros.

Conforme o mercado evoluiu, se tornou mais competitivo e exigente, o setor de Procurement também teve que se transformar para acompanhar a velocidade das mudanças. Em uma rede altamente complexa, que envolve empresa, fornecedores, setor financeiro e de vendas, o Procurement se tornou não apenas mais produtivo como também mais estratégico e colaborativo.

Segundo o relatório The Future of Procurement da Oxford Economics, 68% dos executivos e 70% dos profissionais do setor acreditam que o processo de compras está se tornando mais colaborativo com outras áreas do negócio e 58% dos executivos e 63% dos profissionais concordam que o Procurement está desempenhando um papel mais estratégico na organização.

Entre as principais práticas de sourcing estratégico, podemos citar:

Criar novas oportunidades de negócio

O sourcing estratégico serve não apenas para garantir lucros e evitar perdas, mas também para abrir novas portas para a empresa. Com a gestão de Procurement adequada, os gestores podem encontrar novas oportunidades de negócios ao analisar com mais clareza cada etapa da produção.

Obter mais agilidade

Uma boa gestão de tempo é essencial para a economia de recursos da empresa. O software adequado pode reduzir em até 75% o tempo de processamento de pedidos de compra, agilizando todo o processo, da análise até o pagamento.

Ampliar e melhorar a rede de fornecedores

Investir no bom relacionamento com os fornecedores é essencial para incentivar a concorrência justa. Manter um canal aberto de comunicação com esse ecossistema é a melhor forma de conseguir avaliar e equilibrar a qualidade, o prazo, a pontualidade e o preço de acordo com as necessidades da sua empresa.

Participe de palestras, demonstrações ao vivo e experiências diferenciadas no SAP Forum Brasil e conheça as tendências que irão definir o futuro do Procurement na Economia Digital. Inscreva-se e participe!

Tags: , , ,

Deixe uma resposta