Soccer team in a huddle

6 coisas que você precisa saber sobre a etiqueta comercial internacional

25 de Agosto de 2017 Por Ivy Leça 109

Laura Longwell

Viajar internacionalmente a negócios será uma das coisas mais empolgantes que você poderá fazer em sua carreira. Apesar da emoção, aderir à etiqueta nos negócios internacionais é extremamente importante. Na verdade, a etiqueta de negócios internacionais está tão enraizada entre viajantes de negócios que livros e filmes frequentemente utilizam esse tópico em suas tramas. Qualquer pessoa que tenha visto Lost in Translation tem pelo menos uma noção de algumas das nuances culturais envolvidas na etiqueta comercial internacional.

Trabalhar entre países e culturas pode ser complicado porque não existe uma etiqueta de negócios universal. As normas de negócios em Munique são diferentes das regras em Tóquio. Se você viajar internacionalmente para negócios com frequência, é inteligente pesquisar os costumes e as expectativas específicas de cada destino.

No entanto, existem seis áreas em geral nas quais devemos prestar mais atenção ao fazer negócios no exterior.

Faça as apresentações seriamente

Em muitas culturas, as pessoas e seus relacionamentos têm uma importância muito maior do que para os profissionais de negócios norte-americanos. Os relacionamentos podem ser ainda mais importantes do que a própria questão comercial em discussão. Aprender o nome e o título de todos antes das reuniões pode ajudar a mostrar que você entende o que é importante para aqueles com quem está fazendo negócios.

Respeite os cartões de visita

Nas economias asiáticas e emergentes, os cartões de visita são um símbolo extremamente importante. Os cartões são representativos da própria pessoa e devem ser tratados com um respeito semelhante. Na Ásia (especialmente no Japão), cartões de visita são sempre apresentados a alguém com ambas as mãos. Quando você receber um cartão de visita, sempre leia para si mesmo enquanto você ainda está na frente da pessoa, como um sinal de respeito – isso também ajudará você a memorizar o nome e o título da pessoa.

Seja pontual

Toda cultura tem um padrão diferente para a pontualidade. Por exemplo, na Europa Central, as reuniões geralmente começam no horário. Por outro lado, muitas vezes é dito que nas culturas latino-americanas as reuniões frequentemente atrasam. Mas é difícil saber quanto de atraso é aceitável sem ofender acidentalmente alguém. Independentemente de onde você faz negócios, nunca será errado ser pontual. Chegar no horário designado mostra respeito aos seus anfitriões, e você sempre pode verificar o e-mail ou completar outra tarefa enquanto estiver esperando. Também é uma boa ideia esclarecer horários específicos. O horário de jantar na Alemanha pode ser às 7 da noite, mas é às 10 da noite na Espanha. Se você tiver dúvidas, pergunte a um colega do país.

Ficar um pouco

Deixar um evento cedo (talvez devido ao efeito “jet lag” ou à necessidade de terminar um trabalho) também pode ser um sinal involuntário de desrespeito aos anfitriões, particularmente nas culturas asiáticas. Uma partida prematura pode, literalmente, ser a morte de um acordo ou de um relacionamento. Você não precisa ficar até o final de um evento, mas é melhor não ser a primeira pessoa a sair.

Traga um presente

Trazer uma lembrança ou presente é uma forma importante de mostrar respeito ao seu anfitrião. Mesmo que os presentes não sejam esperados, trazer um mostrará cortesia e ganhará o respeito de seus associados. Enquanto os presentes são mais comuns nas culturas asiáticas, eles podem ser uma ótima maneira de começar um relacionamento em qualquer lugar, e os europeus – particularmente os alemães – e os povos do Oriente Médio também gostam particularmente de recebê-los.

Tente se socializar

Na Ásia e na América Latina, a socialização fora do ambiente de escritório é extremamente importante para a construção do companheirismo e da confiança. No mínimo, é esperado que você jante com seus colegas ou clientes. Mas as expectativas sociais muitas vezes vão além do jantar. Você pode se preparar para ir a bares ou casas noturnas, jogar golfe ou participar de outras atividades sociais. Sua participação nessas atividades é um fator importante, pois seus colegas avaliam sua confiabilidade para questões comerciais.

Se você não tem certeza sobre as normas culturais em certas situações, observe atentamente seus anfitriões e colegas de trabalho enquanto segue sua deixa. Viagens internacionais de negócios podem ser uma das experiências mais gratificantes da sua carreira. Uma pequena pesquisa pode ajudá-lo a tirar o máximo proveito disso.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta