Soccer team in a huddle

Brasif Máquinas amplia produtividade das equipes de campo com aplicativos baseados na SAP Cloud Platform

2 de Outubro de 2017 Por SAP Notícias Brasil 69

Fundada há mais de 50 anos, a Brasif Máquinas é especializada na distribuição de equipamentos para construção, logística e britagem móvel das principais marcas mundiais; além de locação de soluções para movimentação de materiais e prestação de serviços técnicos de reposição de peças e componentes. A companhia, com 600 colaboradores, está sediada em São Paulo, e mantém unidades operacionais em 8 Estados do País para atender os mercados de Construção, Mineração, Energia, Petróleo & Gás e Movimentação de Materiais.

Em 2016, para atender aos requisitos de inovação tecnológica impostos pelo crescimento da empresa, aumentando o suporte à área de serviços, a Brasif decidiu buscar ferramentas que permitissem o desenvolvimento de soluções próprias, como aplicativos voltados para a melhoria de gestão de sua equipe de campo e controle de pós  venda.  Depois de uma pesquisa de mercado, a opção foi pela adoção da  plataforma aberta SAP Cloud Platform (SCP) .

“Nosso primeiro objetivo era ampliar o suporte à nossa equipe de vendas,  automatizando a distribuição e execução das ordens de serviços e  contribuindo para o aumento de receita”, explica Gustavo Takamatsu, gerente de Tecnologia e Inovação da Brasif.  “Quando conhecemos, em um evento, diversos apps desenvolvidos na plataforma SCP, constatamos que ela atendia a todas as nossas expectativas de Inovação”.

O desenvolvimento do app teve início em outubro do ano passado, com a participação do time de tecnologia da Brasif e experts da SAP.  Apenas três meses depois, em janeiro de 2017, a solução já estava no ar, junto com uma ferramenta de gestão de dispositivos móveis, também desenvolvida na plataforma SCP. Isso permitiu às áreas de negócios não apenas gerenciar as equipes de campo  responsáveis pela manutenção dos equipamentos mas também o contato com os clientes.

“O uso dos dois aplicativos combinados aumentou a gestão e, como consequência, também a produtividade da área de serviços”, afirma Gustavo Takamatsu. “Adotar a  SCP nos permitiu trabalhar com uma solução robusta e organizar ondas de implementação”.

Acompanhamento em tempo real

Com a adoção do app desenvolvido sobre a plataforma SCP, a produtividade da equipe de campo aumentou 23% em apenas três meses.  “No modelo anteriormente adotado pela Brasif, os técnicos iam à empresa semanalmente, recolhiam as ordens de serviço (OS) e depois retornavam para fazer o lançamento manual de tudo o que haviam feito”, recorda Takamatsu. Agora, toda a gestão de distribuição e execução das ordens de serviço – e no último ano a empresa atendeu a 42 mil OS – estão no aplicativo hospedado na SCP. Qualquer pendência ou dificuldade é identificada em tempo real pelos programadores de serviços”.

O executivo destaca que os dois apps combinados na SCP permitem identificar exatamente o local em que o técnico está e qual serviço está sendo executado. Hoje, o aplicativo já tem cerca de 120 usuários, e a empresa implementou novas funcionalidades, como  a de Intervalo entre Atividades, que permite identificar o tempo de parada dos técnicos para realizar tarefas não programadas, possibilitando identificar e corrigir possíveis ineficiências operacionais. Outra delas é a Identificação de Leads, que permite aos técnicos gerar oportunidades de negócio dentro do aplicativo. “Quando estão em campo, nossos técnicos são nossos olhos dentro do cliente e muitas vezes eles conseguem enxergar oportunidades de novos negócios durante a execução do serviço. Isso certamente nos trará aumento de receita”, prevê Takamatsu. O executivo destaca outro grande benefício: “registramos uma melhoria não só da gestão desses atendimentos pela área de serviço como do nível de satisfação do cliente“.

Novas oportunidades

A partir dos desenvolvimentos feitos na plataforma SCP, a Brasif Máquinas está preparando uma série de novas implementações de soluções SAP. Entre elas, a  companhia  já realizou o kick-off do projeto SAP Hybris, solução que será utilizada para fazer a gestão da força de vendas. Além disso, a equipe de Takamatsu prepara duas novas ondas: a primeira, de aplicativos que serão oferecidos aos clientes para que acompanhem em  tempo real a prestação de serviços oferecidos pela Brasif e consultem o histórico de seus equipamentos; a segunda, de IoT, com a telemetria de equipamentos vendidos ou alugados pela empresa. “Tudo isso é parte da estratégia da Brasif como companhia, e não apenas da TI. E temos contado com o suporte da SAP nesse processo de transformação digital”, salienta  Takamatsu.

“Estamos satisfeitos em constatar, mais uma vez, que os recursos abrangentes de desenvolvimento de aplicativos inovadores por meio da SAP Cloud Platform e os serviços oferecidos para mobilidade,  Big Data, Machine Learning e Internet das Coisas, entre outros, estão  contribuindo para o desenvolvimento de soluções empresariais seguras que proporcionam agilidade aos negócios e aceleram a tão necessária transformação digital de nossos clientes”, destaca Orlando Cintra,  vice-presidente de vendas para SAP Cloud Platform na SAP América Latina.

Tags: , , , , , , ,

Deixe uma resposta