Soccer team in a huddle

O poder de SAP Leonardo na prática

4 de Outubro de 2017 Por Ivy Leça 185

A Internet das Coisas é um dos temas mais quentes do mercado no momento. Empresas e indústrias de todos os segmentos estão de olho nas novidades em torno dessa tecnologia. Mas o que os gestores querem realmente saber é: na prática, como a IoT pode beneficiar o meu negócio? Essa tecnologia serve para mim?

Com a certeza de que a Internet das Coisas será a tecnologia que vai guiar o futuro do mercado, a SAP desenvolveu o SAP Leonardo, um portfólio de soluções de Internet das Coisas, Machine Learning, funções analíticas, Big Data, Design Thinking, Blockchain e inteligência de dados. Durante o SAP Forum Brasil, os visitantes puderam participar de dezenas de sessões dedicadas exclusivamente ao tema, além de interagir na prática com essas soluções nos showcases do evento.

Burger King

Durante a sessão “Revolucionando a operação de manutenção do Burger King – Conheça em detalhes o projeto vencedor da SAP Innoweeks” Leonam Beretta, do Burger King, e Lucas Escouto, da SAP, detalharam o grandioso projeto envolvendo as 500 lojas da rede com o principal objetivo de garantir que seus restaurantes estejam sempre funcionando com qualidade, segurança e sem desperdícios.

Escouto explicou como as soluções de SAP Leonardo tornaram a operação de manutenção dos equipamentos do BK mais precisa e otimizada. Com a manutenção preditiva, os gestores conseguem criar ações para garantir que durante uma troca de equipamento a operação não pare. Essa solução também evita riscos à segurança da loja e dos colaboradores, e evita o desperdício, tanto de tempo como de produtos.

AEGEA

Indo além do mundo corporativo, a IoT também está ajudando a mudar para melhor a vida dos cidadãos. No showcase da AEGEA, demonstramos um sistema de saneamento inteligente, capaz de realizar o fornecimento eficiente de água com ações proativas para garantir a qualidade dos serviços e proporcionar maior segurança e assertividade, aumentando a eficiência da operação e reduzindo o consumo de energia.

Na sessão “AEGEA: Como as tecnologias de IoT e Machine Learning estão aprimorando o abastecimento de água” Daniel Duarte, da SAP Labs Latin America, e Dan Ramon Ribeiro, da AEGEA, falaram sobre como o projeto realizado pelas duas empresas utilizou aplicações de Machine Learning e conceitos como previsão de séries temporais para realizar simulações, prever situações críticas, receber sugestões de soluções e tomar melhores decisões.

Indústria 4.0

O SAP Leonardo também estava sendo mostrado na prática no showcase Indústria 4.0. Nele era possível ver a simulação de um chão de fábrica em pequena escala, no qual soluções simplificavam os processos e permitiam uma tomada de decisão em tempo real, desde a gestão de supply chain e procurement, produção, controle de estoque até a logística.

E no talk show “O Plano Nacional de Internet das Coisas – Oportunidades de negócios para os próximos cinco anos”, Flávio Maeda, da Associação Brasileira de IoT (ABINC), Vinicius Garcia, da CPQD, e Maria Luiza Carneiro da Cunha, do BNDES, falaram sobre o Plano Nacional que vem sendo elaborado ao longo deste ano e que busca definir o foco das políticas públicas para o desenvolvimento do mercado de IoT. Segundo o estudo, até 2025 esse mercado movimentará de US$ 4 trilhões a US$11 trilhões.

O SAP Forum Brasil mostrou que a Internet das Coisas não é mais apenas uma tendência disruptiva, seu potencial já se traduz em cases com resultados reais. A Internet das Coisas não é o futuro, ela é agora e SAP Leonardo é o caminho. Saiba mais sobre SAP Leonardo e como explorar todo o potencial do portfólio de inovação para o seu negócio.

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta