Soccer team in a huddle

O que é Machine learning ou Aprendizagem de Máquina?

11 de Outubro de 2017 Por Ivy Leça 72

Juntamente com Internet das Coisas e Inteligência Artificial, o termo Machine Learning – ou Aprendizagem de Máquina – vem ganhando destaque, às vezes sendo até confundidos como sinônimos. Mas afinal, o que é Machine Learning e como ele pode impactar os negócios? Tire aqui as suas dúvidas.

O que é Machine Learning?

A tecnologia de aprendizagem de máquina é considerada um subcampo da Inteligência Artificial, que trabalha com a ideia de que as máquinas podem aprender sozinhas ao terem acesso a grandes volumes de dados.

A definição mais simples é que as máquinas podem detectar padrões e criar conexões entre dados, por meio de Big Data e algoritmos sofisticados, para aprenderem sozinhas a executar uma tarefa.

Como funciona?

Basicamente, os algoritmos utilizam análises estatísticas aprimoradas sobre os dados que recebem, resultando em respostas e previsões mais precisas. O Machine Learning permite que as aplicações de software se tornem mais “inteligentes” e preditivas, sem que seja necessário programá-las com frequência para que elas “aprendam”.

Existem categorias de Machine Learning?

A tecnologia de aprendizagem de máquinas pode ser categorizada como: supervisionada ou não supervisionada. Quando os algoritmos são supervisionados, isso significa que um ser humano controla a entrada e saída de dados desejados e fornece comentários sobre a precisão das previsões durante o treinamento. Quando completo, o algoritmo aplica o que foi aprendido para novos dados.

Na categoria não supervisionada, os algoritmos não precisam ser treinados com dados de resultados desejados. Eles utilizam uma abordagem iterativa chamada aprendizagem profunda. Os algoritmos não supervisionados são utilizados ​​para tarefas de processamento mais complexas.

Como o Machine Learning pode ser utilizado na vida real?

Você provavelmente já fez uma compra online e depois passou os dias seguintes recebendo anúncios relacionados a sua compra, não é mesmo? Essa é uma aplicação simples de Machine Learning, os algoritmos aprendem sobre suas preferências para personalizar a entrega de anúncios.

Mas a tecnologia pode ser utilizada para muito mais, especialmente quando pensamos nos benefícios do usuário final. A possibilidade de previsão da Aprendizagem de Máquina permite detectar fraudes, ameaças de segurança de rede e realizar rotinas de manutenção preditiva.

No case do Burger King, apresentado durante o SAP Forum Brasil este ano, tivemos uma amostra de como essa tecnologia está ajudando a prevenir incêndios e a perda de alimentos na cozinha dos restaurantes. A rede, que conta com mais de 500 lojas e serve centenas de milhares de lanches diariamente, tinha o grande desafio de estabelecer um sistema de manutenção de seu equipamento sem que isso parasse o trabalho na cozinha.

Os freezers não podem parar de funcionar, pois se isso acontece muito alimento é desperdiçado. Como o hambúrguer é grelhado no fogo no momento do preparo, garantir que os equipamentos estejam funcionando corretamente é também uma forma de prevenir um possível incêndio no restaurante. A melhor forma de manter os equipamentos sempre funcionando é com a manutenção preditiva, possível graças ao Machine Learning e outras tecnologias.

No showcase Vitrine Inteligente, também apresentado no SAP Forum Brasil, os visitantes puderam conferir na prática como a Aprendizagem de Máquina pode auxiliar o varejo e criar uma experiência de compra muito superior ao consumidor.

Utilizando Machine Learning, a SAP desenvolveu uma solução de recomendação de produtos que transforma vitrines em auxiliares inteligentes de venda e de administração. Quando o cliente para diante da loja, uma câmera capta sua imagem e identifica algumas características relevantes, como tipo físico, idade, sexo, informações sobre a roupa que ele está usando e até o humor. Com essas informações, o sistema utiliza a tecnologia para fazer sugestões de compra apresentadas em uma tela, aliando combinações disponíveis com o gosto do consumidor.

Agora que você sabe mais sobre Machine Learning, quer saber o que essa tecnologia pode fazer pelo seu negócio? Saiba mais sobre as soluções de SAP Leonardo e entre em contato com um de nossos consultores.

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta