Soccer team in a huddle

Qual o momento ideal para trazer a transformação digital para sua PME?

17 de Novembro de 2017 Por Ivy Leça 34

As PMEs representam uma parcela importante dentro de diversas economias. Em países em desenvolvimento, elas são especialmente transformadoras, auxiliando na criação de empregos e no crescimento econômico. Portanto, um ecossistema de PMEs atuantes ajuda no ecossistema de negócios como um todo.

Para se manter no jogo, as empresas em crescimento precisam, mais do que qualquer outro tipo de negócio, investir em inovação. E a transformação digital pode ser o principal motor do crescimento para essas empresas.

Muito se fala sobre o poder da transformação digital para aumentar a competitividade dos negócios. Isso pode já parecer claro para grandes corporações, mas como funciona para as PMEs e as empresas em crescimento?

Primeiramente, é importante definirmos o que é a transformação digital. De forma simplificada, a transformação digital é o ato de adaptar e reimaginar processos atuais, incorporando estratégias inovadoras e tecnologias digitais nos negócios.

Através da transformação digital as empresas em crescimento se tornam capazes de escalar de forma mais rápida e eficiente, o que lhes permite:

  • Obter maior controle sobre todos os aspectos do negócio;
  • Digitalizar e simplificar processos;
  • Conectar e orientar melhor suas equipes;
  • Executar tarefas com mais agilidade e menos riscos;
  • Entregar informações precisas aos líderes, permitindo que eles tomem as melhores decisões em tempo real;

entre outros tantos benefícios diretos e indiretos.

Um estudo da IDC, encomendado pela SAP, aponta que quase metade dos tomadores de decisão em empresas com menos de 1000 funcionários acreditam que a tecnologia nivela o jogo para as PMEs. E dois em cada cinco líderes de PMEs veem o tamanho de suas empresas como uma vantagem, pois permite que elas se movam com mais rapidez para aproveitar a inovação digital.

Um dos obstáculos mais comuns entre as PMEs ao tentarem fortalecer seus processos de forma estratégica é o alto custo de investimento. Compra de novos equipamentos, treinamento de equipe, entre outros custos. No entanto, quando falamos em transformação digital estamos falando de soluções escaláveis, ou seja, recursos e ferramentas que se adequam à demanda e à capacidade de cada negócio. Com esse tipo de solução, a empresa pode investir um valor que esteja dentro do seu planejamento sem afetar a receita, e a partir do momento em que as soluções começam a rodar e trazer resultados, ela pode aumentar seus investimentos para suportar seu crescimento.

Atualmente, empresas de todos os portes podem se beneficiar da transformação digital, pois além de escalável, ela está bem mais acessível do que antigamente. Os recursos digitais podem trazer inúmeros benefícios e retorno econômico já no curto prazo, diferentemente de um grande investimento em ferramentas, máquinas e recursos materiais.

Portanto, o momento ideal para iniciar o processo de transformação da sua empresa é agora. Você não precisa necessariamente atingir uma determinada lucratividade ou tamanho para começar. Mas, lembre-se: antes de qualquer coisa, é preciso ter seus objetivos bem claros. Não se pode investir em tecnologia só por investir. Com metas bem definidas, fica mais fácil descobrir qual tecnologia poderá auxiliá-lo da melhor forma possível.

Tags: ,

Deixe uma resposta