4 tecnologias que vão impactar os CFOs em 2018

A economia global e o mercado financeiro estão vivendo uma nova revolução impulsionada pela Economia Digital, pela digitalização do dinheiro e dos bens e pela ascensão das fintechs.

Nesse cenário de mudança, onde o valor das coisas mudou completamente e de forma muito rápida, equipes financeiras precisam rever seus conceitos e voltar os olhos para o futuro para definir o que podem fazer hoje para garantir a prosperidade de seus negócios amanhã.

Entre as grandes mudanças que impulsionaram essa nova Era para o setor, quatro tecnologias disruptivas irão guiar os próximos grandes passos para as finanças.

Blockchain

Uma das tecnologias mais inovadoras para as finanças nas últimas décadas é o Blockchain. Ele permite um registro de transações detalhado, confiável e difícil de violar, criando diversas possibilidades de aplicações, especialmente para a transação de valores. Em agosto deste ano, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle discutiu a possibilidade de utilizar a tecnologia blockchain para controlar as contas públicas.

Transações virtuais

Transações financeiras se tornarão totalmente virtuais, e o que já acontece com grandes valores será inevitável para qualquer pequena transação. Como as operações digitais de valores oferecem mais segurança, conforto e maior rastreabilidade, o dinheiro em papel deve se tornar cada dia menos popular. O que pode significar uma grande economia na produção mundial de notas impressas e moedas.

Novas tecnologias de pagamento digital também devem se popularizar em breve. Pagamento das compras do mercado por biometria ou pagar o ônibus com o celular não é mais um cenário futurista. Na China, por exemplo, em menos de três anos o dinheiro em espécie cedeu lugar para o celular.

Criptomoedas

Em 2017, o Bitcoin movimentou o mercado financeiro de uma forma nunca vista. Com grandes recordes de valorização em sequência, a criptomoeda veio para ficar. O fortalecimento do Bitcoin no mercado abriu as portas para que novas criptomoedas se consolidassem e começassem a também movimentar o mercado. A tendência é que essas moedas digitais se valorizem ainda mais e se popularizem nos próximos anos.

AI e Machine Learning

Inteligência Artificial e Machine learning evoluíram a ponto de serem consideradas tecnologias extremamente confiáveis e eficazes na automatização de processos financeiros. Diversos bancos já utilizam esses recursos para avaliar riscos de empréstimos, calcular melhores probabilidades para negociações, atender com mais agilidade as demandas de seus clientes, entre outras tarefas. Essas tecnologias conseguem acompanhar de forma muito mais rápida e segura as mudanças constantes de regras e regulamentações financeiras. Sua adoção dentro do departamento financeiro e contábil das empresas será cada dia mais comum, para garantir a compatibilidade de dados, a velocidade de processamento e execução e a conformidade legal das operações financeiras.

Todas essas tecnologias abrem um mundo de oportunidades para as equipes financeiras, que deverão se aprimorar e concentrar seus esforços no planejamento integrado de estratégias que utilizem essas tecnologias e nas análises preditivas. Cabe ao CFO liderar essa nova mudança para prosperar nos próximos anos. Siga a SAP nas redes sociais e compartilhe suas previsões para o futuro das finanças.