Como pensar como Leonardo da Vinci e liberar seu potencial de inovação

Leonardo da Vinci é sinônimo de inovação. Nascido em 1452 na Itália, ele era um polímata, uma pessoa cujos estudos e conhecimentos não estão restritos a uma única área.

Por isso, ao pesquisar sobre Leonardo, nos deparamos com diversas ocupações como inventor, pintor, escultor, arquiteto, engenheiro, matemático, fisiólogo, químico, botânico, geólogo, cartógrafo, físico, mecânico, anatomista, escritor, poeta e músico.

Leonardo era o que costumamos chamar de ponto fora da curva. Mas o que isso significa? Que ele nasceu com habilidades especiais? Que o segredo para sua genialidade estava no seu DNA? Enquanto especialistas ainda debatem sobre o assunto, Michael J. Gelb, pioneiro em pensamento criativo e na inovação da liderança, apresentou durante o evento Exponential Medicine Summit da Singularity University alguns insights de seu livro How to Think Like Leonardo da Vinci.

Segundo Gelb, adotar alguns princípios característicos de da Vinci pode nos ajudar a identificar habilidades ocultas, expandir nossas mentes e inovar em diferentes áreas. E isso pode ser feito por qualquer pessoa. “Você é dotado de um potencial praticamente ilimitado de aprendizagem e criatividade”, disse Michael.

Confira os elementos essenciais para atingir a genialidade de Leonardo da Vinci, chamados por Gelb de Princípios Vincian:

  1. Curiosita

Consiste em uma abordagem insaciável e curiosa pela vida. Reserve um tempo para relaxar, acalmar a mente e permitir que o pensamento possa fluir mais livremente. Observe as coisas ao seu redor e, principalmente, o que está mais distante da sua rotina. Questione por que as coisas são como são. Pense, admire e contemple.

  1. Dimonstratzione

É o comprometimento em testar seu conhecimento por meio de experiências. Da Vinci se intitulava “discípulo de experiência”. Para ser um inovador, pioneiro, um pensador original, é preciso tirar as ideias da cabeça e testar. Para da Vinci o maior desafio para o pensamento independente era a igreja, para nós hoje é a avalanche de informações que recebemos diariamente. Tente filtrar um pouco do conteúdo que você recebe todos os dias e evite distrações.

  1. Sensazione

Trabalhar e refinar continuamente os sentidos. Da Vinci treinava sua consciência sensorial como um atleta, em especial a visão, como meio para esclarecer a experiência. Treinar a atenção é a melhor forma de fortalecer os sentidos. Contemple o mundo ao seu redor de forma consciente com todos os seus sentidos.

  1. Sfumato

É a disposição para abraçar a ambiguidade, o paradoxo e a incerteza. Se você não tomar atitudes diferentes, novas, não terá resultados diferentes e nunca vai inovar. Tomar decisões complexas significa estar diante de incertezas, e manter-se estritamente rígido não ajuda a enxergar novas possibilidades. Aproveite essas oportunidades para pensar diferente.

  1. Arte / Scienza

Leonardo se dividia entre ser um homem da arte e da ciência, da lógica e da imaginação. Um campo não anulava o outro, na verdade eles se completavam. Buscar o equilíbrio entre o exato e o humano lhe permitirá ter uma visão mais completa do mundo. Dedique-se a um hobby para ajudar a destravar sua mente criativa.

  1. Corporalita

O bem-estar físico tem um alto impacto sobre o nosso bem-estar mental e emocional. Se seu corpo não está bem, sua mente não pode atingir todo seu potencial. É preciso cultivar bons hábitos para equilibrar corpo e mente e preservar a saúde.

  1. Connessione

Treine sua mente para reconhecer e apreciar as conexões entre todas as coisas e fenômenos. Trabalhe seu pensamento sistêmico, e entenda que tudo funciona como um grande sistema composto por partes, que se relacionam de forma direta ou indireta. Um sistema pode ser limitado pelo ponto de vista do observador ou um grupo de observadores. Ao iniciar um processo, pense em todas as conexões que ele fará até chegar ao resultado final.

Adotar esses elementos torna possível destravar todo o potencial humano criativo e inovador que nós temos. Você pode não pintar uma Mona Lisa ou imaginar invenções inovadoras demais para sua época, como o helicóptero ou o equipamento de mergulho, mas certamente isso lhe trará um sopro de pensamento inovador para seu dia a dia.

Renascimento digital

Leonardo da Vinci também é conhecido como o “Homem do Renascimento”. Seus pensamentos a frente de seu tempo inspiraram a SAP a nomear seu mais novo portfólio de inovação de SAP Leonardo. Esse portfólio integra tecnologias como Internet das Coisas, Machine Learning, Funções analíticas, Big Data, Design Thinking, Blockchain e Inteligência de dados para ajudar empresas a navegarem no novo renascimento digital e transformarem o futuro, agora. Explore todo o potencial de SAP Leonardo e saiba como a SAP pode ajudar a sua empresa a pensar mais como Leonardo da Vinci.