Soccer team in a huddle

A digitalização do setor público e seu impacto na sociedade

10 de Janeiro de 2018 Por SAP Brasil

Falamos muito sobre como a tecnologia tem transformado e beneficiado o mundo corporativo. Assim como empresas de todos os portes têm conseguido aumentar sua eficiência, reduzir custos e redesenhar seus modelos de negócios, o setor público também pode utilizar a tecnologia para inovar na gestão de recursos e na administração pública. A digitalização também é o futuro dos governos.

Podemos imaginar as cidades inteligentes do futuro, totalmente equipadas com sensores que monitorem os centros urbanos, garantindo uma coleta de dados em tempo real, ações preditivas e uma melhor gestão dos espaços públicos. Mas não é preciso ir tão longe, já existem soluções acessíveis e totalmente possíveis para o setor público.

Digitalização de processos

A burocracia nos processos do setor público é um dos maiores entraves para a sua eficiência. Boa parte disso se deve aos antiquados processos manuais e engessados que ainda são adotados pelas gestões públicas. Sistemas não integrados, documentação em papel, ambiguidade e inconsistência de dados dificultam a vida dos cidadãos e geram custos extras para o governo. Digitalizar esses processos é um primeiro passo para melhorar o atendimento aos cidadãos.

Engajamento digital da população

Assim como as marcas utilizam as redes sociais e ferramentas de análise de dados para avaliar a sua imagem no mercado, os governos também podem obter feedbacks espontâneos sobre sua gestão ao utilizar esses recursos para interagir com os cidadãos. As políticas de tomada de decisões têm resultados muito melhores quando têm a participação da população. Além disso, as tecnologias digitais permitem o crowdsourcing em larga escala e em tempo real.

Gestão orientada por dados

Assim como as empresas utilizam dados para melhorar a tomada de decisão, a análise de dados também permite averiguar o desempenho de um serviço oferecido pelo governo, assegurando o melhor uso do tempo e dos recursos. O governo pode analisar informações e criar previsões orçamentárias ou simular ações e obter insights preditivos de seus resultados.

Como você acha que a tecnologia pode auxiliar os gestores públicos? Compartilhe sua opinião nas redes sociais da SAP: Facebook / Twitter / Instagram / LinkedIn.

Conheça as soluções da SAP para o setor público.

Tags: , , ,