Soccer team in a huddle

Quatro tendências para cibersegurança em 2018

19 de Janeiro de 2018 Por Ivy Leça 0

Em 2018, mais do que nunca a conectividade e os dados irão impulsionar a transformação digital nos negócios. Veremos cada vez mais coisas, sistemas e pessoas conectadas interagindo e trocando informações entre si. Esse cenário abre muitas oportunidades de inovação, mas também acende a luz de alerta da cibersegurança.

Em 2017, a Forrester Research previu uma crise de segurança cibernética já nos primeiros meses do governo Trump, que ataques a dados de saúde se tornariam quase tão comuns quanto no setor varejista e que os investimentos em segurança de dados aumentariam consideravelmente. Todas essas previsões se tornaram realidade, e agora a Forrester apresentou novas previsões para este ano.

Cuidados com verificação de identidade

Para garantir a segurança de dados dos clientes, diversos setores vão ampliar os serviços de verificação de identidade, especialmente o setor bancário. Segundo os pesquisadores, os governos deixarão de ser os únicos fornecedores de identidades confiáveis e clientes poderão usar credenciais emitidas por bancos para fazer login em serviços governamentais.

O Blockchain também foi citado como uma das tecnologias que devem ajudar na verificação de identidades com base em dados de transação federados e baseados em consórcio.

Ataques de IoT com motivação financeira

Conforme a Internet das Coisas se populariza, os ataques a esses tipos de sistema devem crescer. E agora, em vez de serem motivados unicamente por razões políticas ou sociais, os cibercriminosos serão motivados também por ganhos financeiros. Segundo o relatório, hackers já estão explorando o potencial de ransomwares para extrair dados de veículos, tecnologias operacionais e equipamentos médicos.

Uso de ransomware em sistemas de pontos de venda

Um tipo de ataque que deve se tornar mais comum é o sequestro de sistemas de pontos de venda. Uma vez que os comerciantes estão protegendo seus sistemas de pagamento para evitar o roubo de dados de cartão de crédito, por exemplo, os cibercriminosos estão utilizando o ransomware para monetizar ataques. Ao travar os dados do sistema, as vítimas optam por pagar o resgate, pois não têm outros meios para restaurar seus sistemas e dados.

A ação sugerida nesses casos é não pagar o resgate e criar planos robustos de recuperação de sistemas e dados, incluindo o backup geral e diário.

Blockchain se tornará uma tecnologia fundamental

Segundo a pesquisa, a tecnologia se tornará essencial para a emissão e autenticação de certificados, IDV (Valor Segurado Declarado), proteção contra malware e ransomware por meio de verificações de reputação binária e autenticação de documentos, e verificação de autenticidade e integridade. O Blockchain oferece segurança e criptografia fortes, e talvez seja um bom momento para procurar parceiros que ofereçam serviços com essa tecnologia.

Essas são apenas quatro das principais tendências em que devemos ficar atentos a partir deste ano. Seu negócio está blindado contra os novos desafios da cibersegurança?

Tags: , , ,

Deixe uma resposta