Tendências de Marketing Tech para 2018

A tecnologia está cada vez mais intrínseca aos bons resultados de marketing. Não podemos mais desenvolver estratégias ou definir ações sem recursos de análises de dados, e IoT, Machine Learning e chatbots estão transformando a experiência do consumidor.

O número de MarTechs, empresas que oferecem serviços de marketing e tecnologia, cresceu consideravelmente e o número de soluções desse mix também. Com tantas opções de tecnologias, onde os CMOs devem investir seus orçamentos em 2018? Confira as principais apostas que devem impactar os setores B2B e B2C.

Privacidade e cibersegurança

A preocupação com ciberataques não aumentou apenas do lado das empresas, os consumidores também estão preocupados, principalmente com sua privacidade. Tenha certeza de coletar apenas as informações autorizadas pelo consumidor e de acordo com as regulamentações do mercado. Manter esses dados seguros também será uma das grandes preocupações das empresas nos próximos anos.

Ad blocking

Com tantas informações disponíveis, cada vez mais os consumidores querem “filtrar” o que chega até eles. Eles querem mais relevância e menos anúncios, motivo pelo qual os aplicativos de bloqueio de anúncios se popularizaram. Mais do que nunca, as estratégias deverão focar em experiências contextuais, personalizadas e relevantes para que sua mensagem não seja ignorada antes mesmo de ser notada.

Inteligência artificial

A Inteligência Artificial e todas as outras tecnologias adjacentes, como Machine Learning e reconhecimento de voz, serão destaque para o setor de marketing em 2018.

Uma boa forma de avaliar e definir seus próximos parceiros de MarTech é perguntando sobre suas capacidades de IA e cases onde ela já foi ou poderia ser aplicada.

Chatbots

Automatizar o atendimento básico ao cliente se tornou a melhor forma de agilizar processos, simplificar interações e engajar os consumidores. Os Chatbots se tornaram uma solução escalável e eficaz para gerenciar o atendimento ao cliente, solucionando interações simples sem a necessidade de ação humana.

Web Conversacional

Já falamos sobre como pesquisas e comandos ativados por voz estão transformando o varejo. A previsão é de que nos próximos anos, sites, aplicativos e canais sejam conversacionais. CMOs devem começar a estudar como integrar esses recursos em suas estratégias.

Marketing de proximidade

A mobilidade dos smartphones tornou possível para as marcas serem onipresentes, entregando suas mensagens na hora e lugares certos. Geolocalização e marketing de proximidade aumentam as chances de entregar ao seu cliente o que ele precisa, quando precisa. O uso desses recursos deve crescer exponencialmente nos próximos anos.

Independentemente das tendências apresentadas, para investir na tecnologia de marketing certa para a sua empresa é importante definir suas metas e conversar com um especialista que possa lhe ajudar a tomar a melhor decisão. Para conhecer as soluções oferecidas pela SAP, acesse nosso site.