Soccer team in a huddle

Confira as tendências do varejo para 2018 apresentadas na NRF

8 de Fevereiro de 2018 Por Ivy Leça 0

Em janeiro ocorreu em Nova York a NRF Retail’s Big Show 2018, a maior feira de varejo do mundo. Todos os anos, profissionais e fornecedores do setor de diferentes países discutem tendências e os próximos caminhos para o futuro do varejo.

Confira aqui as principais tendências apresentadas na NRF deste ano:

Revolução nos meios de pagamento

Já falamos anteriormente sobre como as tecnologias estão mudando a forma como pagamos o que consumimos. Na China, por exemplo, em menos de três anos o dinheiro em espécie já cedeu lugar para o celular, e na Ásia, de forma geral, o QR code é uma forma de pagamento que vem se popularizando. O pagamento móvel e as criptomoedas são as novas apostas do momento.

Varejo sob medida

O termo apresentado na NFR é novo: Bespoke retail (varejo sob medida), porém seu conceito já está se popularizando no mercado há algum tempo, com o incentivo dos consumidores. Indo além da personalização da jornada do cliente, as marcas estão pensando na demanda como ponto de partida para a criação de novos produtos. A tendência é que as empresas passem a desenvolver novos produtos com base na solução de problemas ou para atender necessidades específicas dos clientes.

Tecnologia em toda a jornada

Vitrines inteligentes, realidade aumentada e virtual, Machine learning, identificação de produto por RFID ou beacons, essas e outras tecnologias serão cada vez mais essenciais para criar uma experiência de compra única.

Chatbot

O atendimento por meio de chatbots permite serviços customizados e simplificados, criando uma experiência de interação com o consumidor.  Com um assistente virtual o cliente pode realizar inúmeras operações, como escolher e comprar produtos, realizar pesquisas de categorias, gerenciar o carrinho de compras e muito mais, facilitando sua jornada de compra. Chatbots integrados com tecnologia Machine Learning podem oferecer muitas outras possibilidades.

Compartilhado e Social

Uma nova proposta de coworking para as lojas permite que as marcas colaborem entre si, fortalecendo seu ecossistema. Nesses locais as marcas podem trabalhar colaborativamente, trocando experiências, além de reduzir custos e melhorar sua logística de suprimentos.

A percepção ao fim da NRF 2018 é que o mercado exige dinamismo e o uso de tecnologias que aproximem o varejista do cliente final. É importante se informar, pesquisar as demandas atuais e trazer soluções de otimização para suas operações. A nova experiência de consumo se baseia no cliente engajado e exigente sobre todo o processo de compra.

A SAP esteve na NRF 2018 ouvindo especialistas da área e cases de profissionais do setor. Confira nossos insights:

Tags: , ,

Deixe uma resposta