A Inteligência artificial chegou ao seguro de saúde

Assim como as soluções de Inteligência Artificial (IA) estão ajudando empresas de diversas áreas a otimizar serviços e reduzir custos, acelerando processos e auxiliando na tomada de melhores decisões, essa tecnologia também pode revolucionar o setor de seguros de saúde.

O potencial de geração de valor inerente às novas tecnologias já é amplamente reconhecido, e a IA entra nesse grupo como uma megatendência para diversos setores. Enquanto o varejo online e offline e a manufatura já se beneficiam dessa tecnologia, as seguradoras ainda começam a explorar suas vantagens em seus processos.

As seguradoras de saúde já vêm utilizando tecnologia para avaliar dados dos clientes para definir perfil de saúde, identificar doenças crônicas, criar um histórico de uso de serviços médicos e assim definir as melhores ofertas para cada cliente.

No entanto, a IA pode ir além, principalmente quando uma reivindicação de acionamento de seguro é feita. Substituindo velhas regras inflexíveis de gerenciamento de reivindicações de seguros médicos por algoritmos inteligentes, que aprendem com o histórico de casos e evoluem continuamente, os gestores poderão avaliar cada caso sistematicamente, identificando e corrigindo erros e evitando intervenções desnecessárias ou ineficazes.

A automatização da seleção e priorização de chamadas também ajuda a tornar o atendimento das seguradoras mais ágil. Uma vez que essa triagem inicial de reivindicações incorretas é feita de forma automatizada, os responsáveis têm mais tempo para se dedicar à análise de casos com maior potencial.

E as seguradoras não são as únicas beneficiadas pela IA. O melhor gerenciamento de reivindicações oferece benefícios também aos pacientes, uma vez que o aumento da eficiência das decisões auxilia na economia para todas as partes interessadas. Além disso, as seguradoras economizam ainda mais, pois não tem os custos adicionais para processos redundantes de auditoria, por exemplo.

Parece claro que o futuro dos seguros de saúde está ligado a aplicação da Inteligência Artificial em seus processos. As seguradoras que desejam sair na frente e manter a vantagem competitiva devem estudar a adoção da tecnologia em seus negócios. Aproveite para conhecer as soluções SAP para o setor de seguros.