As vantagens da implementação da diversidade étnica e de gênero nas empresas

A diversidade de gênero é uma pauta que vem ganhando destaque. A globalização da força de trabalho e o número crescente de mulheres no mercado de trabalho contribuíram para que, com o passar dos anos, cada vez mais empresas focassem nessa questão, implementando projetos e estratégias de inclusão e diversificação de gêneros. Mais do que isso, a diversidade tem sido considerada um fator importante de vantagem competitiva, sendo associada tanto a rentabilidade quanto criação de valor, tornando-se um elemento essencial para o crescimento dos negócios.

Recentemente, a McKinsey realizou um levantamento sobre a relação entre a diversidade e o desempenho financeiro das empresas em 2017. A pesquisa demonstra em números o quanto a diversidade de gênero, étnica e cultural foi extremamente relevante para o crescimento financeiro, podendo ser explorada em diferentes níveis da organização. Foi feita uma comparação usando dados de 2014, onde empresas com mais iniciativas pela diversidade em suas equipes executivas eram 15% mais propensas a terem uma rentabilidade acima da média do que outras empresas. Com a expansão dos dados em 2017, esse número aumentou para 21%.

A pesquisa também mostra que times de executivos de empresas que superam seus desempenhos têm mais mulheres em suas equipes, o que também ocorre nas empresas em que o desempenho financeiro é considerado acima da média.

O crescimento financeiro das instituições inclusivas desperta olhares dos que ainda não colocaram iniciativas em prática. A inclusão tornou-se atraente e ganhou relevância global. Foi provado que criar uma estratégia eficaz de inclusão e diversidade traz grandes benefícios para um bom desempenho empresarial.

Trabalhar com diversos grupos dentro de uma empresa nos dá a chance de observar uma situação por olhares diversos e perspectivas diferentes, gerando interpretações distintas e contribuindo comprovadamente para a solução de problemas, pois essas diferentes pessoas propõem planos e soluções mais realistas de acordo com a realidade vivida por cada grupo. Além disso, a promoção da diversidade e inclusão nas organizações é uma das maneiras mais atuais de criar um ambiente de trabalho agradável, produtivo e com grandes chances de crescimento.