Soccer team in a huddle

SAP Select – melhores momentos do evento exclusivo da SAP

16 de Abril de 2018 Por SAP Brasil

No dia 7 de março a SAP reuniu em São Paulo uma rede exclusiva de executivos para compartilharem suas experiências e cases de inovação. A segunda edição do SAP Select no Brasil convidou os participantes a emergirem em um ambiente interativo, repleto de conteúdo exclusivo, promovendo uma experiência única, completa e desafiadora de inspiração e relacionamento.

Abrindo o SAP Select, Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil, falou sobre o grande diferencial do evento, que mais do que trazer cases de sucesso, é apresentar histórias e mostrar exemplos com uma percepção diferente, de como podemos trazer de fato a transformação digital para o dia a dia dos negócios. “Precisamos sair do deslumbramento tecnológico para o pragmatismo”, afirmou.

Em seguida, Martin Wezowski, Chief Designer Officer & Futurista da SAP, e Upen Barve, Head of Customer Strategy and Experience da SAP, compartilharam o palco para uma palestra acompanhada por uma trilha sonora composta inteiramente por Inteligência Artificial, sem interação humana. “O futuro trabalha de forma engenhosa. Ele é exponencial. E as mudanças vêm em um fluxo, cada dia mais exponencialmente rápido”, explicou o futurista.

Upen Barve afirmou que a jornada da digitalização até uma empresa inteligente é longa e firmar boas parceria é essencial. “Ecossistemas de negócios funcionam assim, quanto mais você dissemina conhecimento, recursos, valor entre seus parceiros, mais poderoso você fica”, explicou.

Martin Wezowski apresentou tecnologias incríveis que já são realidade em larga escala. “A ficção cientifica está se transformando em fatos científicos”. Ele mostrou uma boneca que utiliza recursos de fala com linguagem natural, inteligência artificial, machine learning e tecnologia em nuvem – mais tecnologia do que muitos smartphones. Apresentando esse projeto, Martin mostrou como a convergência de tecnologias está mudando o jogo.

Ele falou ainda sobre como a tecnologia poderá proporcionar um futuro muito mais democratizado e acessível. Mas para isso, precisamos tomar o controle e escrever o futuro que queremos. “Fazer o razoável é se adaptar, sobreviver. Mas é preciso fazer coisas muito mais inimagináveis para mudar o mundo”, afirmou.

Para ambos, a melhor tecnologia que existe no mundo é a que nos faz mais inteligentes, pois essa inteligência nos permite alcançar nossos propósitos. E como vamos definir nosso lugar nesse futuro que vamos desenhar? Para Martin, empatia e criatividade vão salvar nossos empregos, nos diferenciando das máquinas, e a tecnologia vai nos permitir ir além. “Não pensamos mais em ‘ou humano ou máquina’. Vamos viver um mundo em simbiose, as máquinas vão nos aumentar, nos transformando em super-humanos”, afirmou Martin.

Na palestra seguinte, Tim Gregory, Diretor de Inovação e Tecnologia em Recursos Humanos da Corning, apresentou diversos insights sobre como a forma de atrair, desenvolver e manter talentos mudou com a transformação digital dos negócios.

Tim traçou um comparativo de ações naturalmente humanas, como relacionamento interpessoal e o fazer manual, com suas aplicações digitais, como compartilhamento de informações na nuvem e automação de tarefas. “A primeira força que guiou a transformação disruptiva se originou na nossa natureza humana”, afirmou. Dessa forma, foi possível ver que a tecnologia avança conforme avançamos como seres humanos.

Em seguida, o CIO da Jaguar Land Rover, Simon Bolton, compartilhou como a Jaguar, uma das marcas mais cobiçadas do mundo, está fazendo para criar experiências incríveis para seus clientes. A cadeia de suprimentos da empresa é extremamente complexa: imaginando que é possível montar um Range Rover a cada 43 segundos, qualquer falha no gerenciamento de suprimentos ou na manufatura criaria uma fila de espera enorme. “Visibilidade na cadeia de suprimentos é mandatória”, explicou.

A Jaguar Land Rover aplica tecnologia em diferentes pontos de todo seu negócio. “Usamos SAP na manufatura, mas também em vários outros processos, como gestão de pessoas, pois precisamos atrair e reter os melhores talentos, e marketing, que com o CRM nos permite tirar o melhor proveito do nosso budget”. Para Simon, é essencial alinhar todos os setores da empresa com a TI, para que projetos sejam criados não apenas para resolver problemas, mas para aprimorar processos.

Para encerrar a manhã, em sua palestra A Revolução Financeira, Tim Crum, Diretor Senior de Transformação Digital da Paypal, mostrou como a empresa está revolucionando os conceitos e processos de pagamento digitais. “Temos mais a ver com tecnologia do que com o mercado financeiro tradicional”.

Tim afirmou que o objetivo de tornar as finanças mais simples, acessíveis e seguras é uma realidade para o mercado e isso deve continuar como um propósito das empresas do setor.  “Nossos processos têm muito Machine Learning, o que permite tornar cada passo mais personalizado e seguro”, explicou.

Após as palestras, os convidados participaram do Best-Run Lunch, um almoço no qual tiveram a oportunidade de se conectarem com empresas que já estão se reinventando na economia digital e conhecerem histórias reais enquanto interagiam com outros executivos. O ambiente intimista e colaborativo proporcionou o ecossistema perfeito para conectar os participantes com os maiores tomadores de decisão do país.

Um dos grandes insights do evento é que a tecnologia e as máquinas de fato ajudam o mundo a ser um lugar melhor, mas isso só é possível com a adição do fator humano. Fator que inclui pilares como propósito, diversidade, empatia e curiosidade.

Para acompanhar conteúdos exclusivos do SAP Select, acesse a página oficial.

Tags: , ,