A tecnologia e os trabalhos do futuro

Com o avanço da tecnologia, o receio das pessoas em relação aos empregos no futuro fica cada vez maior. É inegável que mudanças e adaptações são essenciais no mercado de trabalho.

Desenvolver novas habilidades e focar a atenção nas profissões do futuro será essencial para garantir a participação dos humanos no mercado e a utilização da tecnologia como parceira nas relações de trabalho.

Com as máquinas cuidando dos trabalhos braçais, as profissões que fazem uso de características humanas – resolução de problemas, criatividade, interação interpessoal, imaginação, pensamento crítico, colaboração e empatia – estarão em alta no futuro. Tecnologia e saúde seguem em evidência neste quesito.

Confira neste infográfico, quais as características que serão necessárias para o mercado de trabalho do futuro:

 

 

Todos precisam estar atentos a essa nova realidade que virá para garantir sua empregabilidade e seu espaço no mercado de trabalho. As áreas profissionais e as competências precisarão ser requalificadas constantemente, reforçando a necessidade de especialização nos diversos segmentos da sociedade.

Os robôs não substituirão totalmente a participação humana no mercado, pois ainda existem muitos aspectos nos quais as máquinas ainda não podem nos ultrapassar, saiba quais são no artigo de Judith Magyar para a SAP.