A Inteligência Artificial e seus benefícios para a saúde

O setor da saúde vem se modernizando e tem buscado novos recursos para otimizar a experiência do paciente, reduzir custos e melhorar os procedimentos. Para isso, alguns hospitais e centros médicos já estão utilizando recursos com Inteligência Artificial como forma de agilizar o atendimento e otimizar os procedimentos realizados.

Nesse sentido, a IA é utilizada para ajudar o ser humano a pensar e resolver problemas comuns no setor de saúde. As possibilidades que a Inteligência Artificial oferece são inúmeras.

Como sabemos, nem todos os cidadãos possuem acesso a saúde de qualidade, o que impede, muitas vezes, cuidados preventivos e diagnósticos precoces. Essa dificuldade que a população encontra para realizar um simples atendimento médico impede que o sistema de saúde seja eficaz. É aí que a Inteligência Artificial entra! Além de auxiliar em muitos outros aspectos na saúde, o uso dessa tecnologia pode facilitar o acesso da população a esses cuidados.

Como a Inteligência Artificial pode auxiliar na saúde?

 Armazenamento de dados

Com a Inteligência Artificial, os dados dos sistemas ficam armazenados na nuvem, promovendo a organização e segurança das informações dos pacientes. A tecnologia agiliza os processos, pois fica com o serviço mais pesado, responsável pela procura de informações e diagnósticos, deixando o profissional da saúde com maior disponibilidade de tempo para dar atenção ao que mais importa, o paciente, sendo responsável pela decisão final e, com isso, desafogando a imensa fila de espera dos hospitais. Além disso, alguns processos mais complicados são feitos de forma mais rápida e simples, colaborando para a redução de custos e o acesso à saúde pelas populações mais carentes.

Maior base de dados para diagnósticos

O armazenamento de informações e experiências de pacientes, inclusive dos sintomas, pode ajudar no diagnóstico de doenças. O diagnóstico fica por conta do médico, assim como a indicação de exames e tratamentos; a Inteligência Artificial cuida do armazenamento das informações de pacientes anteriores para o auxílio na descoberta do diagnóstico.

Diagnóstico precoce

A prevenção de doenças se torna cada vez mais acessível com o uso da Inteligência Artificial. Com as tecnologias certas, avaliar o histórico familiar e determinar as chances de adquirir uma doença já é possível através de um rastreamento. Assim, com a possibilidade de desenvolver determinada doença detectado, as chances de evitar que a doença se desenvolva e as chances de curas aumentam consideravelmente. Alguns sensores com wearables já podem fornecer uma centena de informações sobre a saúde do paciente. Com um simples relógio já é possível detectar algumas doenças cardíacas. Associados a análise de sangue digitalizado e varreduras pelo corpo, a Inteligência Artificial assume papel de preventivo na saúde, contribuindo para a longevidade da população. Além disso, os algoritmos da Inteligência Artificial ajudam os médicos em novas combinações de medicamentos.

 Democratização da saúde

O uso de equipamentos dotados de Inteligência Artificial contribui diretamente para a democratização da saúde para a população. As novas tecnologias, a possibilidade de manter contatos a distância por um simples aparelho móvel por exemplo – no caso de pessoas que morem em áreas de difícil acesso – ajudam na transmissão de informações de cuidados com a saúde para os que necessitam.

A tecnologia da Inteligência Artificial veio para revolucionar a forma como atendemos e aplicamos procedimentos na área da saúde. A informatização dos processos contribui para avanços consideráveis e permite que profissionais da saúde se dediquem mais ao lado humano dos pacientes, deixando as atividades complexas e mais elaboradas para as máquinas e trazendo melhorias para esta área tão carente. A sociedade agradece.

Conheça algumas soluções da SAP que podem ajudar o setor da saúde.