É tempo de mudar. Confira 4 transformações indispensáveis no setor de viagens para os próximos anos

O setor de viagens passará por transformações nos próximos anos

 

O setor de viagens tem passado por uma intensa transformação nos últimos anos. Esse fenômeno se dá devido a globalização, a tecnologia e a busca de melhores experiências por parte dos usuários. Assim como todos os segmentos da sociedade, o setor de viagens viu a necessidade de implementar novos processos e acompanhar a evolução da tecnologia para melhor atender seus usuários. Porém, a melhoria de alguns aspectos é primordial para acompanhar o crescimento da demanda e proporcionar melhores experiências. Recentemente, Paul Pessutti, líder da SAP no setor de viagens e hospitalidade, deu uma entrevista em S.M.A.C, falou sobre sua perspectiva para o futuro da indústria de viagens e indicou quatro áreas em que as marcas de viagens – hotéis e companhia aéreas – precisam adotar melhorias e a tecnologia para obter sucesso e maior assertividade.

De acordo com Paul Pessutti, as melhorias devem ocorrer em:

Comunicação

As marcas de viagens precisam aprender a se comunicar com os seus usuários. Não é incomum ouvir relatos de pessoas que sofrem com o desvio de bagagens e voos cancelados. Muitas vezes, o prejuízo é grande para os usuários. Quando esses problemas ocorrem, é muito comum haver uma alteração por parte dos usuários, e é aí que entra a boa comunicação. Explicar com clareza o que está ocorrendo e quais procedimentos devem ser adotados para a resolução do problema é primordial para acalmar os clientes, pois os mesmos não fazem ideia do que fazer e como fazer nesses momentos. Cabe aos funcionários das marcas de viagens passar a orientação correta e prestar todo o auxílio necessário para a resolução do problema e reparação de danos. Mais do que prestar esse auxílio, as empresas devem se empenhar para que falhas como essas ocorram cada vez menos, fazendo uso da tecnologia para a comunicação eficaz. Um sistema de rastreamento de bagagem seria uma boa opção para evitar esse tipo de falha. Já no caso dos voos atrasados, a internet das coisas surge como opção na dinamização dos processos de manutenção, evitando paradas desnecessárias dos aviões.

Aproveitamento dos dados

Muitas das empresas do setor de viagens não utilizam todos os dados disponíveis para a elaboração de suas estratégias. Algumas empresas ainda não se deram conta que esses mesmos dados podem ajudar a alcançar clientes de forma mais eficiente, além de melhorar o atendimento ao cliente, contribuindo para a satisfação dos usuários. Pensando nas companhias aéreas, os dados podem ajudá-las a manter seus equipamentos de forma mais eficiente. Para o futuro próximo, as marcas do setor de viagens precisarão investir em ferramentas para auxiliá-los na análise de dados para que possam aproveitá-los e explorá-los da melhor maneira.

Personalização

Criar e oferecer experiências de viagem personalizadas aos seus clientes por meio de dados é uma das inovações que as empresas de viagens não podem desconsiderar. A personalização dos clientes é uma das principais formas de fidelização. Proporcionar vantagens e experiências novas para os usuários os mantém engajados na marca, até mesmo recomendando as demais pessoas de seu ciclo social. O monitoramento dos interesses, informações demográficas e localização física dos clientes é um dos meios de atingir essa personalização com maior eficácia.

Conexão com outras marcas

O uso em comum de uma plataforma onde as marcas podem conectar diferentes fontes de dados para analisá-los pode contribuir para melhorar as experiências dos usuários. Se todos os hotéis e marcas de viagens reunissem todos os dados que possuem sobre seus clientes, esse processo se tornaria mais fácil. Trabalhar em conjunto nesse aspecto se faz fundamental em todos os outros quesitos mencionados acima.

Especialistas da SAP Concur fizeram um levantamento de tendências que moldarão o futuro do setor de viagens nos próximos anos. De acordo o levantamento, recibos de despesas em papel já não serão mais utilizados, tudo será digitalizado automaticamente, contribuindo para a otimização do tempo e praticidade. Novas formas de pagamento, como blockchain e vCards, serão cada vez mais utilizadas e mudarão a forma como as transações são feitas.

Confira neste infográfico o que esperar do setor de viagens a partir deste ano.

Acesse as redes sociais da SAP: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / Whatsapp

© 2018 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.