A última tendência da moda: tecnologias que estão criando experiências únicas

O mundo da moda vive em constante reinvenção. Novos modelos, tecidos, acabamentos, fazem cada nova coleção ser única. O consumidor tem então uma infinidade de opções. Como as marcas podem se destacar nesse ambiente tão competitivo do mercado da moda e fidelizar seus clientes? A resposta pode estar na tecnologia.

A utilização de tecnologias emergentes no mercado da moda vem ajudando no desenvolvimento de novos produtos e no atendimento, permitindo criar novas experiências e desenhando uma jornada inédita de compras e de relacionamento com o cliente.

Wearables

Os wearables, dispositivos inteligentes que se conectam às roupas, estão sendo utilizados em diversas aplicações, por exemplo, criando novas experiências interativas para os visitantes de grandes eventos esportivos e de entretenimento. Na Inglaterra, os wearables estão sendo utilizados para criar roupas que recriam sensações humanas como um abraço, baseados em informações sobre pressão, batimento cardíaco e temperatura da pele.

Já nos Estados Unidos, já está à venda uma jaqueta feita com sensores que transmitem informações via bluetooth para o botão colocado no punho. Com esse botão, a pessoa pode atender a uma ligação ou trocar de música no celular.

Nanotecnologia

A nanotecnologia está sendo utilizada no mundo da moda com o intuito de criar novos tecidos para a confecção de roupas com várias finalidades, entre elas retenção de suor ou manutenção de temperatura corporal.

Inteligência Artificial

O uso da Inteligência Artificial é cada vez mais usual na moda. A tecnologia pode ser usada para identificar padrões de vestuário a partir de catálogos online na internet, sugerindo combinações de roupas de acordo com o estilo ou aparência do cliente. Combinada com Big Data, auxilia na gestão de produção e estoque das lojas do setor.

O Boticário está testando prateleiras inteligentes que operam com Big Data e Machine Learning. As prateleiras inteligentes contam com sensores conectados a microcâmeras que são capazes de identificar quando os produtos são manipulados ou retirados dos displays, permitindo que a reposição e organização da apresentação de produtos nas prateleiras seja praticamente imediata.

A cada movimento na prateleira, o sensor identifica e tira uma foto que é enviada para a nuvem e abastece toda a base de dados da empresa, identificando qual produto foi retirado, se ele foi comprado ou devolvido ao local correto.

Essas são apenas algumas das tecnologias aplicadas ao mundo da moda que estão transformando nossa experiência com esse mercado tão volátil. Conheça os cases de sucesso na indústria da moda com a tecnologia SAP.

Acesse as redes sociais da SAP: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / Whatsapp

© 2018 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.