Confira 5 aspectos que podem contribuir para o marketing humanizado

A importância do marketing humanizado meio a transformação digital

Com o intuito de atingir cada vez mais pessoas e ampliar suas estratégias de comunicação, o setor de marketing passou a fazer uso da Inteligência Artificial para desenvolver novas técnicas para chamar a atenção de seus consumidores potenciais. Porém, uma grande questão se faz presente em meio a transformação digital: como manter a humanidade entre as relações na era da Inteligência Artificial?

Oferecer um atendimento humanizado em tempos de automatização de processos não é tarefa fácil. Mas setor de marketing sabe da necessidade de tratar os consumidores como, antes de tudo, seres humanos, e não apenas como fontes  para obter sucesso. Pensando nisso, confira cinco aspectos que podem tornar o marketing mais humanizado:

Trazer características humanas aos processos

Implementar alguns traços da nossa humanidade nos processos realizados por tecnologias como a Inteligência Artificial tornou-se indispensável para uma abordagem humanizada. É importante levar em consideração os seguintes aspectos na criação de uma estratégia de marketing:

  • Escuta ativa –  Ouvir o que os consumidores têm a dizer é primordial. Somente assim a empresa poderá pensar em estratégias para suprir suas necessidades. Porém, a escuta também deve ser apontada para as críticas. Antes de qualquer coisa, ouvir a opinião de quem estará exposto ao seu produto e/ou serviço pode ser determinante para o sucesso dele.
  • Empatia – Essa característica se faz presente no momento da elaboração do produto ou serviço. Procurar entender os indivíduos, sua personalidade e suas características individuais ajuda a colocar-se no lugar do consumidor e entender o que ele precisa, o que ele anseia e o que almeja. Respeitar a individualidade das pessoas é um quesito importante nesse aspecto.
  • Imaginação – Criar algo realmente novo ou trazer um diferencial a algo que já foi criado é preciso em meio a tantos serviços e produtos já oferecidos no mercado.

As três características citadas são de extrema importância pelo simples fato de que esses aspectos seriam pensados apenas por humanos, pessoas capazes de se colocar no lugar de outras, mas que, com o auxílio da Inteligência Artificial, podem ser potencializadas e direcionadas corretamente para uma boa estratégia de marketing humanizado.

Implementação do marketing personalizado
Criar estratégias, ações e produtos personalizados para seus clientes faz com que os mesmos se sintam únicos, o que auxilia no processo de fidelização da marca. Podemos contar com a Inteligência Artificial como aliada. Por meio do monitoramento das redes sociais dos consumidores – comentários, compartilhamentos, curtidas – é possível entender quais são suas preferências. A automatização dos dados do mapeamento das preferências dos consumidores ajudará na elaboração de estratégias e permite a criação de um filtro, no qual sua empresa passa a entregar apenas conteúdos relevantes aos seus clientes. É importante que esse monitoramento não interfira na privacidade dos consumidores.

Engajamento dos clientes

Manter seu cliente engajado implica em oferecer experiências novas e de qualidade. Oferecer interações em tempo real, principalmente no atendimento ao cliente, ajuda a mantê-lo satisfeito e o aproxima de sua empresa, estreitando e tornando a relação empresa e consumidor mais humana.

Envolvimento com as comunidades

Manter-se conectado às pessoas nos diversos meios de comunicação se faz necessário para obter uma interação mais humana. Deixar de lado o atendimento padronizado com respostas prontas e focar em cada caso é um diferencial. Esse tratamento gera uma identificação por parte do consumidor, que entende que a empresa está focada na satisfação dos seus clientes.

Abordagem do cliente em lojas físicas

Tratar o cliente com cordialidade, oferecer 100% de sua atenção e saber identificar as necessidades do seu cliente é fundamental. O atendimento olho no olho torna essa relação mais humana e mais completa.

Com a tecnologia afastando o contato físico em algumas áreas, estreitar a relação com os consumidores e pensar em oferecer produtos específicos levando em conta a individualidade de cada pessoa é muito importante para a elaboração de uma estratégia de marketing humanizado. Sua empresa já realiza essa prática?

Confira algumas outras práticas de marketing que podem contribuir para a humanização do setor de marketing.

Acesse as redes sociais da SAP: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / Whatsapp

© 2018 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.