Como fazer uma boa gestão de desenvolvimento de talentos

Como saber se sua empresa está utilizando a abordagem correta para a gestão e o desenvolvimento de talentos? Confira algumas dicas.

 

Para obter sucesso na gestão de capital humano é necessário uma série de atitudes voltadas para o descobrimento, desenvolvimento e engajamento de talentos. Uma organização que oferece benefícios e se preocupa em manter seus colaboradores motivados tem grandes possibilidades de atrair bons e novos talentos, gerando valor à organização e aumento na produtividade e competitividade no mercado.

Mas como saber se sua empresa está utilizando a abordagem correta para gestão de seus talentos?

Liderar os talentos de uma organização é algo que exige gerenciamento, alinhamento, desenvolvimento contínuo e estratégias para a criação de oportunidades para os colaboradores, além de uma estrutura corporativa ágil e flexível a mudanças. Todos esses aspectos ajudam a criar um ambiente propicio para que novos talentos se engajem com a cultura corporativa e se desenvolvam dentro do negócio, gerando valor para a empresa.

Um ponto principal para alinhar as estratégias de gestão de talentos é o alinhamento entre setores. Esse é um assunto que deve envolver todos os departamentos e não apenas o RH.

Neste processo, o CEO desenvolve um papel fundamental na elaboração da estratégia. É ele quem deve orientar os gestores sobre a necessidade da gestão de talentos e o valor que os mesmos acrescentam a instituição.

Além do CEO, na parte prática, é essencial que haja uma equipe de recrutamento focada apenas em aplicar técnicas, treinamentos e ensinamentos para desenvolver os talentos.

Para obter maior eficácia nesse processo, os gestores de recursos humanos devem saber onde procurar seus talentos potenciais. Mais do que isso, é importante que saibam observar seus colaboradores, para identificar pontos que podem ser aprimorados, habilidades em destaque e avaliar o desempenho individual de cada um.

Nesse sentido, as ferramentas tecnológicas de gestão de talentos auxiliam para mensurar resultados e direcionar as decisões estratégicas do RH.

Geralmente, as pessoas encontram caminhos e soluções para projetos que lhes despertam maior interesse. Por isso, manter o colaborador engajado com projetos com os quais ele se identifica mais é um grande estímulo para a geração de novas ideias, o que contribui para o desenvolvimento de um talento em potencial.

Por fim, para os gestores vale uma reflexão: Quantas oportunidades sua empresa oferece para os colaboradores expor suas ideias, dúvidas e desejos? De que forma sua empresa promove o diálogo entre os funcionários? Em todos os quesitos abordados, a palavra empatia se faz necessária. Cada pessoa precisa ser compreendida dentro de seu próprio contexto e é muito importante estar ciente de que a evolução e o desenvolvimento de novos talentos não dependem apenas do esforço e do desejo dos colaboradores, mas também da união entre todos os setores da empresa com o intuito de crescer e obter um ambiente de trabalho mais produtivo e promissor.

 

Confira algumas dicas sobre como proteger e potencializar o capital humano de sua empresa.

 

Acesse as redes sociais da SAP: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / Whatsapp

© 2018 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.