Acelerando a Transformação Digital na gestão de recursos humanos no Brasil

Por: Jerónimo Piña, Gerente de Pesquisa de Software e Nuvem para IDC Latinoamérica; Enrique Phun, analista sênior de Cloud para IDC Latinoamérica e Luciano Ramos, Gerente de Pesquisa de Software e Serviços de TI para IDC Brasil

A redução de custos e eficiência não são mais os pilares do crescimento das empresas na América Latina. Agora o que se torna relevante é a inovação, a transformação digital e as relações com os clientes.

A IDC projeta que, em 2021, pelo menos 40% do PIB será digitalizado, mas um fato que preocupa no Brasil, é que menos de um quarto das empresas está em estágios avançados de transformação digital.

A ferramenta que pode facilitar essa transformação é o iERP ou ERP inteligente na nuvem.

Leia o blog para entender como você pode começar a percorrer esse caminho.

Recursos Humanos (RH) é, sem dúvida, uma das áreas que exigem maior atenção nas empresas quando buscam evoluir seu modelo de negócios para competir na economia digital. Isso se deve ao fato de que o talento e a liderança são os alicerces de toda operação e representam elementos-chaves para o desenvolvimento de novos produtos, serviços e relacionamentos com clientes e fornecedores.

No entanto, os avanços nessa área têm sido lentos em empresas de médio porte no Brasil. De acordo com diferentes pesquisas da IDC, 55% das organizações ainda gerenciam seu capital humano com formulários em planilhas, sistemas de desenvolvimento interno ou aplicativos que não cobrem todas as necessidades da área. Cerca de 54% das empresas gerenciam a folha de pagamento sem software especializado e apenas 12% alocam mais de um ponto percentual de seu investimento em Tecnologia da Informação (TI) em ferramentas orientadas a recursos humanos. Em termos de Transformação Digital (DX), apenas 28% das grandes e médias organizações do país alcançaram um nível avançado de mudança em suas áreas de RH.

É necessário que as organizações acelerem a transformação dessa área, principalmente na automação de seus processos transacionais, como contratações e demissões de pessoal, férias, licenças e folha de pagamento, para reduzir a carga operacional de RH e, assim, dar fôlego para estabelecer estratégias de gestão de talentos de acordo com as necessidades da empresa.

Uma alternativa para conseguir isso é através das aplicações de automação e gerenciamento dos processos de RH e do capital humano (Human Capital Management Applications), que, quando integradas ao ERP inteligente (i-ERP),permitem aos diretores de RH automatizar tarefas que consomem muito de seu tempo, aproveitando os recursos de inteligência de negócio e aprendizado automático (Machine Learning) –um sistema baseado em algoritmos matemáticos –para entender e prever mudanças em sua força de trabalho.

O i-ERP na nuvem fornece aos gerentes de RH acesso a todos os dados e ferramentas fora do escritório –essencial em organizações com várias filiais –, a fim de acelerar a tomada de decisões, redesenhar, automatizar e otimizar seus processos operacionais tais como folha de pagamento, contratações e demissões, eliminar os silos de informações da equipe e melhorar a qualidade dos dados.

Com as capacidades analíticas da solução, os gestores podem detectar e eliminar vieses no ciclo de vida do talento, pois têm a possibilidade de ter indicadores sobre suas capacidades, habilidades, áreas de oportunidade, desempenho e projeções de crescimento. Dessa forma, eles podem melhorar o cadastro e a análise do perfil de cada colaborador e, até mesmo, prever suas possibilidades de crescimento na organização.

Com as projeções desenvolvidas a partir do Machine Learning, o RH tem a capacidade de estabelecer a frequência de contratações, promoções, transferências e rotatividade de pessoal, coletar e estudar grandes amostras de dados sobre talentos e prever o fluxo de capital humano. Além disso, esses aplicativos permitem estabelecer ou aumentar as capacidades colaborativas de RH com outras áreas de negócio, e podem até se conectar com sistemas externos para validar currículos nos processos de atração de capital humano.

Com uma gestão adequada de RH e gestão de talentos, torna-se mais fácil para as organizações fortalecer sua liderança e estabelecer estratégias para mudar seu modelo de negócios, ajudando na Transformação Digital de outras áreas a fim de competir na nova economia.

No próximo blog, falaremos sobre as vantagens que o i-ERP na nuvem oferece aos Diretores de Tecnologia da Informação (CIOs).

Conheça mais sobre as soluções SAP para PMES.

Artigo original: https://www.sap.com/brazil/documents/2018/05/607128d2-067d-0010-87a3-c30de2ffd8ff.html?url_id=text-blogentry-innovationBlogBR-2018_blog-infographic-sapcom

Acesse as redes sociais da SAP: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / Whatsapp

© 2018 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.