ERP Inteligente na nuvem, facilitador de transformação digital e inovação comercial

O primeiro artigo da série da IDC vai falar sobre como as empresas podem implementar o ERP Inteligente para automatizar os setores de suas organizações.

Por: Jerónimo Piña, Gerente de Pesquisa de Software e Nuvem, IDC Latinoamérica e Luciano Ramos, Gerente de Pesquisa de Software e Serviços de TI, IDC Brasil

No final do século passado, a redução de custos e o ganho de eficiência foram os eixos do crescimento das empresas e as ferramentas das organizações no Brasil e na América Latina para conseguir competir em âmbito global. Hoje, as diretrizes de crescimento estão na inovação de produtos, serviços e relacionamento com os clientes, bem como na transformação digital como forma de facilitar essa mudança.

A IDC projeta que até 2021 pelo menos 40% do PIB da América Latina estará digitalizado, impulsionado pelo crescimento de cada setor em suas operações, relacionamentos e ofertas aprimoradas digitalmente. Mesmo os investidores usarão novas métricas: plataforma/ecossistema, valor de dados e comprometimento com o cliente, como fatores de valorização das empresas.

Entretanto, no Brasil, menos de um quarto das organizações está em estágios avançados de transformação de seu modelo de negócios. Por isso, é necessário que as empresas acelerem suas mudanças para responder às novas demandas do mercado.

Em especial, as organizações de médio porte enfrentam o desafio de se modernizar tecnologicamente para alcançar uma maior integração com grandes corporações, que avançaram em sua jornada de transformação e, assim, continuam alavancando o crescimento em direção às demais cadeias de fornecedores, parceiros e clientes locais.

Na IDC, acreditamos que uma das ferramentas que pode ajudar as empresas a entrar na transformação digital e continuar reduzindo custos é a nova geração de Enterprise Resource Planning (ERP), também conhecida como ERP inteligente ou i-ERP.

Basicamente, esse tipo de solução consiste de suítes de negócios, que mantêm as capacidades de registro e controle de processos administrativos, com novos elementos de inteligência preditiva para automação de áreas como finanças, recursos humanos, suporte e atendimento, marketing, comercial e vendas, entre outras.

Além de ser administrada na nuvem, tais soluções reduzem o custo de operação e manutenção da infraestrutura tecnológica e facilitam o acesso à informação, permitindo que os gestores sustentem suas decisões e encontrem janelas de oportunidade para a empresa.

As soluções i-ERP aproveitam o aprendizado automático (Machine Learning) para analisar os dados de massa da organização, com o objetivo de promover o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores e ajudar a aumentar a produtividade dos funcionários. Elas são capazes de aprender com as exceções e adaptar as regras de negócios, permitindo aos usuários desenvolver ideias, prever e planejar melhor os resultados da operação, entre outros benefícios.

Devido a esses recursos, a IDC coloca o i-ERP entre as soluções em nuvem com maior potencial de investimento no Brasil e na América Latina nos próximos anos, integrando totalmente as empresas na digitalização de seus processos, facilitando a análise e a exploração de sua informação.

Isso porque elas incluem todos os elementos-chave da transformação digital, apoiando e orientando as empresas na mudança de seu modelo de negócios e ecossistema, integrando habilidades digitais, seja para atrair e reter clientes, aproveitaras informações e obter vantagens competitivas, acelerar a operação do negócio ou transformar a maneira como ele conecta, colabora e alavanca talentos, entre outros.

Pensar que a digitalização e a inovação são questões que afetam apenas grandes empresas é um erro, e não se integrara essas novas exigências do mercado coloca em risco não apenas o crescimento das organizações, mas sua própria sobrevivência. A competitividade no cenário empresarial brasileiro agrega um fator adicional de risco para aquelas empresas que não inovarem.

Em nossa próxima colaboração, que faz parte desta série de artigos focados na importância das soluções de ERP Inteligente, abordaremos os novos recursos e benefícios para os executivos das áreas de Recursos Humanos, Gestão do Trabalho e Capital Humano, patrocinadores em projetos de transformação digital da liderança.

Conheça mais sobre as soluções SAP para PMES.

Artigo original: https://www.sap.com/brazil/documents/2018/05/3e3fa1d4-027d-0010-87a3-c30de2ffd8ff.html?url_id=text-blogentry-innovationBlogBR-2018_blog-infographic-sapcom

Acesse as redes sociais da SAP: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / Whatsapp

© 2018 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.