A revolução do futebol através da tecnologia

Investir em tecnologia para elevar o nível do esporte tornou-se essencial

Recentemente, com o avanço da tecnologia, temos presenciado a mudança e a evolução de diversos segmentos, dentre eles o setor de esportes. Mais especificamente: o futebol.

Quem não quer ver o time do coração campeão? Investir em tecnologia para melhorar a gestão do clube e o desempenho dos atletas tornou-se essencial. Tecnologias que utilizam estatísticas, análise preditiva, Big Data, IoT, nuvem e soluções in-memory estão auxiliando clubes de futebol do mundo inteiro a aumentarem seu rendimento em cada competição.

Aproveitando o clima do Mundial, listamos alguns exemplos de como a tecnologia tem revolucionado o futebol:

  • Tecnologias como IoT, Inteligência Artificial e Big Data já estão sendo utilizadas para a captação de dados de desempenho dos jogadores em campo, condicionamento físico e saúde dos atletas. Podemos citar como exemplo o chip que capta, através do suor do atleta, os níveis de ácido lático de seu organismo, identificando aqueles com maior desgaste e evitando possíveis lesões musculares.
  • Para os clubes que desejam aprofundar o engajamento da organização em nível personalizado, já é possível fazer a gestão de equipes com o auxílio de sistemas específicos. Com a gestão de equipes, os clubes conseguem melhorar a colaboração e comunicação com interfaces intuitivas, obtém acesso rápido a informações por meio de ferramenta integrada e reduz os esforços administrativos, podendo dar maior atenção para outras questões relacionadas a equipe.
  • Também é possível realizar a gestão de negócios através da nuvem. Alguns clubes brasileiros, como o São Paulo Futebol Clube, já utilizam essa tecnologia para automatizar o departamento de finanças, gestão fiscal, suprimentos e controle de ativos e bens.
  • Para alavancar o potencial dos atletas e auxiliar o técnico, alguns clubes já fazem uso dos insights de desempenho. O Big Data é muito útil na maratona de jogos de diferentes competições. Com essa tecnologia, técnicos, olheiros e jogadores conseguem melhorar a preparação das equipes para os próximos jogos. Através da análise de vídeos de partidas anteriores é possível obter insights de desempenho para a elaboração de estratégias para vencer as próximas partidas. Além disso, essa tecnologia permite acesso imediato a sequência certa do vídeo, permitindo análise aprofundada dos próximos adversários e contribuindo para a preparação da equipe para futuras partidas.
  • Ainda falando em gestão, a análise de dados tem contribuído para melhorias em programas de sócio torcedor. Através da análise de dados armazenados na nuvem, os clubes conseguem monitorar o comportamento dos sócios para, assim, oferecer a melhor experiência para seus torcedores.
  • Além das inúmeras vantagens na parte prática do esporte, as soluções em nuvem auxiliam na reorganização dos processos administrativos dos clubes, na qual terão seus sistemas de gestão e processamentos de dados hospedadas e geridas remotamente, contribuindo para a agilidade e confiabilidade das informações da organização.

A implementação da tecnologia nos esportes tem contribuído e muito para elevar o nível dos clubes e levar o futebol a outro patamar. Você é a favor da implementação de tecnologia nos esportes? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Confira o Cast da SAP sobre a revolução dos esportes através da transformação digital.

Acesse as redes sociais da SAP: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / Whatsapp

© 2018 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.