O impacto da Inteligência Artificial no futuro da agência digital

A IA revolucionou o modo como as agências estão se posicionando perante o mercado.

 

Seja na elaboração de estratégias ou no relacionamento com o cliente, os impactos da Inteligência Artificial têm provocado fortes reações nas indústrias.

Uma das áreas que parece estar confortável com as mudanças oferecidas pela IA é o marketing.

Com a chegada da IA, muitos processos foram modificados e modernizados a fim de melhor atender o público e estreitar a relação entre empresa e consumidor. Atualmente, a maioria das agências de marketing já faz uso da Inteligência Artificial na tomada de decisões. Porém, as mudanças não param por aí. Com as possibilidades que a IA oferece, surgiu uma nova forma de fazer marketing e isso impacta diretamente no futuro das agências digitais.

A Inteligência Artificial pode e deve ser utilizada para favorecer as agências e melhorar sua forma de gestão e atuação; no futuro seu uso será quase um critério para a permanência de uma agência no mercado e determinante para o seu sucesso. Por isso, é importante esclarecermos alguns pontos:

Apesar de muito utilizada pelas agências, a IA não substituirá as capacidades humanas

O intuito principal da Inteligência Artificial é automatizar tarefas simples a fim de otimizar o tempo do colaborador, não causar demissões e substituir a inteligência humana no mercado de trabalho. A automatização das tarefas contribui para a melhoria e eficácia dos processos, o que permite que as pessoas possam se concentrar em tarefas que levam mais tempo e são indispensáveis para uma agência, como o processo criativo para campanhas e elaboração e desenvolvimento de estratégias.

O processamento de dados por parte da IA contribui diretamente para estratégias bem-sucedidas

A coleta e o processamento de dados são dois dos principais processos para a elaboração de uma boa estratégia de marketing. A IA contribui analisando os dados coletados, procurando tendências e imprecisões, o que ajuda a traçar o perfil dos clientes para a elaboração de uma estratégia personalizada, impactando diretamente o processo de reconhecimento e fidelidade de uma marca.

A IA possibilita maior alcance ao público

Sabe aqueles anúncios que aparecem nas redes sociais de algo que você queria muito e estava pensando em comprar? Esse processo é realizado pela Inteligência Artificial que, com base nas suas pesquisas recentes, disponibiliza anúncios relacionados ao assunto, os chamados “anúncios inteligentes”.

A IA impacta de forma positiva o tempo hábil dos funcionários

Com a Inteligência Artificial analisando todos os dados coletados, os funcionários passam a ter tempo livre para se concentrarem no pensamento crítico para a elaboração de campanhas, novas abordagens e construção de um relacionamento próximo, eficaz e personalizado da agência com seus clientes.

A revolução do setor tem a IA como uma das causas principais

Com a aderência cada vez maior por parte das empresas, a Inteligência Artificial levou o marketing centrado no cliente a outro nível, agora com grandes diferenciais, com melhor análise de tendências, melhor perfil de clientes e estratégias de personalização ainda mais sofisticadas. As agências que ainda não fazem uso da IA estão sendo deixadas para trás.

A IA impacta diretamente no ROI de uma agência

Estratégias de campanhas efetivas elaboradas pela Inteligência Artificial por meio da análise de dados, clientes e personalização de experiências geram maiores retornos para a agência e podem garantir grandes investimentos. As métricas para calcular os resultados gerados por cada campanha também podem ser feitos com o auxílio da Inteligência Artificial.

Os impactos da Inteligência Artificial são extremamente positivos e determinantes para o futuro das agências digitais. Os benefícios oferecidos pela IA são ótimas oportunidades para as agências melhorarem seu posicionamento e reconhecimento no mercado, além de ajudar seus funcionários a trabalharem de forma mais assertiva. Não explorar essa tecnologia pode implicar em muitas consequências devido ao atraso que ocorrerá na corrida para acompanhar a transformação digital.

Portanto, tire proveito das inúmeras vantagens que a IA proporciona, consolide uma cultura de inovação e garanta o lugar da sua agência no mercado de trabalho do futuro.

 

Confira o artigo da SAP sobre a evolução da Inteligência Artificial para os próximos 50 anos.

 

Acesse as redes sociais da SAP: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp

© 2018 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.