Como utilizar a análise de dados para aumentar a produtividade dos colaboradores

Empresas Inteligentes estão investindo em tecnologia e novas estratégias para trazer melhorias para o setor de RH.

 

Empresas Inteligentes se destacam no mercado pelos seus diferenciais. Elas reconhecem o valor da inovação e de novas estratégias para a modernização de setores, principalmente para o setor de recursos humanos, visando valorizar seu capital humano, atrair e reter os melhores talentos. Para isso, contam com tecnologias de análise de dados para a elaboração de diagnósticos sobre a situação da empresa e colaboradores. Listamos 4 formas de utilizar esses dados para engajar os colaboradores e aumentar a produtividade:

Análises de comportamento

Tecnologias de Machine Learning, análise preditiva, Big Data e Internet das Coisas permitem traçar um padrão de comportamento fazendo uso de dados. Com isso, é possível identificar o que gera maior satisfação e produtividade dos colaboradores.

 Planos de treinamento e feedbacks

A apreciação dos resultados alcançados por cada colaborador é uma ótima forma de identificar possíveis dificuldades de desempenho, o que permite a elaboração de treinamentos mais específicos e eficazes, além da elaboração de feedbacks mais precisos.

Desenvolvimento de carreira

Com a coleta de dados individuais é possível identificar as áreas de interesse de cada colaborador, permitindo um direcionamento mais eficaz desses funcionários para áreas onde serão mais produtivos.

Identificação de talentos

Em casos em que surge uma vaga dentro da empresa, a análise de dados pode ser muito útil. Caso a empresa opte por buscar talentos dentro da própria organização, a análise dos dados dos funcionários contribui para a identificação do perfil mais compatível com as funções da vaga, eliminando a necessidade de buscar no mercado de trabalho.

As Empresas Inteligentes estão utilizando todo o potencial das novas tecnologias e da gestão de dados para encontrar, engajar e desenvolver os melhores talentos dentro de suas companhias. Porém, apenas a tecnologia não é suficiente para a retenção de talentos, é preciso que haja um aspecto humano envolvido: o propósito. Empresas com propósito, além de atrair o olhar do mercado e dos consumidores, fazem a diferença no mundo e cativa seus colaboradores. Afinal, quem não quer trabalhar em uma empresa que deseja fazer a diferença? Propósito nas empresas será o tema abordado por Alexandre Pellaes, Transformador do mundo do Trabalho e Gestão, no SAP Forum.

Você também quer saber como valorizar o capital humano da sua empresa? Veja algumas palestras sobre RH que acontecerão durante o SAP Forum:

Talkshow: O futuro da liderança e os impactos nas empresas

Workforce Software – Otimizando o gerenciamento da força de trabalho

Solucionando a complexidade da digitalização do RH com SAP Model Company

Acelere a Transformação Digital do RH com principais práticas e processos

Acesse a agenda completa aqui.

 

SAP Forum Brasil
11 e 12 de setembro de 2018
Transamerica Expo Center
Inscreva-se!

 

Acesse as redes sociais da SAP: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp

© 2018 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.