6 habilidades profissionais para o mercado de trabalho do futuro

A tecnologia vem auxiliando muitas empresas a digitalizar e simplificar seus processos. Porém, ainda assim, o fator humano é indispensável para o crescimento dos negócios.

O mercado de trabalho está mudando. A cada dia que passa, novas necessidades surgem, exigindo adaptação e especialização por parte dos profissionais. Pensando nisso, quais serão as habilidades profissionais do futuro? Separamos algumas características essenciais a seguir:

Empatia e comunicação

Lidar com pessoas, mais do que tudo, exige flexibilidade e comunicação efetiva. Com a automatização cada vez mais presente nas empresas, esses dois requisitos são essenciais para uma liderança eficaz.

Pensamento crítico

Mesmo com a tecnologia auxiliando na tomada de decisões, ainda é o ser humano que toma as decisões finais. O senso crítico dá discernimento para identificar os prós e contras de determinado assunto para, assim, chegar a uma conclusão do que é melhor para a empresa. Dessa forma, as decisões vão além dos dados e números e consideram outros fatores, que nem os softwares conseguem mensurar.

Criatividade

Máquinas oferecem diversas ferramentas importantes, com a análise de dados, porém o processo criativo é indispensável na hora de colocar alguma ideia em prática. A interpretação dos dados é mais importante do que a coleta dos dados em si. A forma como a mente humana pode explorar novas possibilidade partindo das informações dadas por um computador, por exemplo, é o que gera a inovação.

Inteligência emocional

Saber lidar com as próprias emoções parece tarefa difícil, mas, se bem exercitada, traz bons frutos. O equilíbrio é fundamental nesse quesito, pois auxilia na harmonia do ambiente e contribui para uma tomada de decisões mais conscientes. Além disso, essa habilidade é fundamental para os líderes do futuro.

Estar por dentro das novas tecnologias

Estamos vivendo a Era da Indústria 4.0, a 4ª Revolução Industrial. Estar atento às novas tecnologias e como elas podem ser aplicadas em sua área de atuação é uma das principais habilidades requeridas pelo mercado de trabalho do futuro. Pois a tecnologia está mudando cada setor, cada indústria, por mais humanizada que ela seja.

Imaginação e visão

Apesar de a Inteligência Artificial conseguir processar diversos dados e fornecer insights valiosos, a imaginação e a visão dependem única e exclusivamente dos humanos. Conseguir imaginar como será o resultado de um determinado projeto, desenvolver metas e perspectivas, além de uma boa visão do mercado de trabalho são diferenciais nos quais os seres humanos saem na frente.

Um relatório desenvolvido pelo Fórum Econômico Mundial mostra que 35% das competências exigidas hoje pelo mercado de trabalho devem mudar até 2020. Você está preparado?

Confira nosso infográfico sobre a tecnologia e os trabalhos do futuro.

 

Acesse as redes sociais da SAP: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp

© 2018 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.