Como implementar o marketing de memes na sua estratégia

O poder dos memes está fazendo com que o setor de marketing adapte suas estratégias para estreitar o relacionamento entre marca e cliente e garantir bons resultados. Além disso, os memes já são considerados parte da cultura brasileira por criar relações com todos os tipos de assuntos.  

O surgimento das redes sociais trouxe consigo algo inovador que, tempos depois, se tornaria uma das maiores febres entre os internautas: os memes. O ambiente criativo é um dos causadores desse fenômeno que já dominou os meios digitais.

Os memes estão sendo utilizados até mesmo na área de educação, dentro do conceito de educomunicação. Neste método, a comunicação em massa e das mídias sociais são usadas como elemento de educação. Pesquisa recente mostra que o meme já é considerado uma linguagem, um gênero discursivo utilizado para solucionar uma demanda comunicativa e que está mudando a forma como nos comunicamos.

O setor de marketing percebeu o potencial dos memes e as marcas aproveitaram seu poder de engajamento para se associar marcas e produtos e se aproximar de seu mercado consumidor. Mas como fazer o marketing de memes?

Memes existentes

Para aproveitar um meme que já existe, é preciso estar atento às tendências, pois o ciclo de vida de um meme pode variar. Se sua estratégia perder o timing, é melhor não arriscar com um tema antigo. Além disso, o setor de marketing deve garantir que o conteúdo seja original e engraçado. Para isso, é necessário compreender sua essência para só depois usá-lo.

Atente-se à linguagem

É preciso incorporar o pensamento e a linguagem usada na internet pelo público-alvo para gerar a identificação do meme com a marca. Esse quesito é de extrema importância para não gerar divergências.

Foque em seu público-alvo

Hoje em dia, é praticamente impossível produzir um conteúdo que agrade a todos os públicos. Com o meme não é diferente. Concentre-se em entender seus clientes e conhecer seus interesses, assim será mais fácil produzir um conteúdo que lhe agrade. Uma pesquisa de mercado pode ajudar a definir que tipo de conteúdo seus clientes mais gostam e compartilham.

Atente-se ao perfil da marca

Se a empresa é voltada para um público mais conservador, o uso de memes pode não cair bem. Agora, se a empresa é voltada para o público mais jovem, que está acostumado com memes e com o ambiente digital, a chance de obter bons resultados é grande.

Fique de olho nas métricas

Acompanhar o resultado de uma ação é essencial para saber se o uso do meme deu certo e ajuda a dar discernimento para as próximas campanhas.

Se bem usado, o meme tem o poder de conectar pessoas por meio de um conteúdo mais divertido e leve, aproveitando um momento descontração para estreitar a relação entre marca e cliente, estabelecendo confiança e intimidade com consumidores e potenciais clientes. Aproveite-se das vantagens do meme para gerar engajamento e fazer valer a mensagem de sua marca.

Sua empresa já está utilizando essa estratégia? Compartilhe conosco!

Confira nosso artigo sobre como modernizar as áreas de marketing e vendas frente a um perfil de cliente mais fortalecido no Brasil.

 

Acesse as redes sociais da SAP: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp

© 2018 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.