Melhores momentos do SAP Forum Brasil

O SAP Forum aconteceu nos dias 11 e 12 de setembro e contou com a presença de grandes keynotes, centenas de sessões de conteúdo e showcases incríveis, tudo preparado a fim de proporcionar as melhores experiências e insights para os 9.652 participantes únicos. Não pôde comparecer? Não tem problema! Separamos os melhores momentos dos dois dias para você.

Dia 11

Cristina Palmaka, Presidente da SAP Brasil, deu as boas-vindas ao público e abriu as palestras falando sobre um dos principais temas abordados no evento: o propósito. Para participar da conversa, Cristina chamou ao palco do SAP Forum Brasil Claudio Muruzabal, Presidente da SAP Latin America and Caribbean.

Claudio falou sobre como podemos utilizar a inovação para obter os melhores resultados e transformar um negócio em uma Empresa Inteligente com SAP Leonardo. Em seguida, aproveitou o gancho para chamar ao palco Jacson Fressatto, CIO e criador da Laura, que faz parte do SAP Open Ecosystem Build.

Jacson contou sua história de vida e o que o motivou a usar seus conhecimentos em tecnologia para transformar a vida das pessoas. Ele conta que o Robô Laura surgiu após um triste episódio em sua vida, o falecimento de sua filha Laura após 18 dias na UTI Neonatal. O motivo: sepse, reação desregulada do sistema imunológico a uma infecção e que provoca uma disfunção orgânica. A ferramenta já está instalada em cinco hospitais brasileiros e já salva uma vida por dia. Movido pelo propósito, Jacson tem como meta impactar positivamente 1 bilhão de vidas.

Em um bate-papo descontraído, Alex Atzberger, Presidente do SAP Customer Experience, contou com a presença de Angelo Figaro Egidio, CIO da Renault-Nissan Latam, e Eric Pell, CRM Regional da Makro, para falar sobre as constantes mudanças entre o relacionamento marca-cliente e como transformar o setor de Marketing, Vendas, eCommerce e Serviços para a quarta geração de CRM. Durante a conversa, Angelo destacou que o grupo de parceiros em comum com a SAP foi fundamental para o sucesso das estratégias da Renault-Nissan. Para Eric, o uso da análise de dados foi de extrema importância para melhorar a estratégia e o relacionamento com os clientes.

Martin Wezowski, Chief Designer da SAP, encerrou a participação dos keynotes falando sobre como as tecnologias emergentes – Machine Learning, Big Data, Blockchain e Internet das Coisas – ajudarão na integração de processos, sistemas e dados para o apoio das empresas na cadeia de valor. Martin falou sobre os novos valores do mundo e sobre a adaptação das empresas perante a um mercado em constante mudança, que, segundo ele, é o rock’n’roll que as empresas precisam ter em suas estratégias.

Dia 12

O segundo dia de evento começou com a presença de Jaime Müller e Paulo Mendes, COO e CFO da SAP falando sobre os requisitos necessários para se tornar uma Empresa Inteligente. Segundo Jaime, uma Empresa Inteligente é aquela que utiliza melhor os recursos disponíveis. Paulo completa dizendo que, a medida em que as empresas trabalham para que o sistema seja automático, eficiente e inteligente, estão fazendo com que a vida das pessoas seja impactada positivamente. Jaime encerrou sua participação apresentando os 3 pilares de uma Empresa Inteligente: empoderamento dos funcionários por meio da automatização de processos, cliente como foco da estratégia e novos modelos de negócios.

Em seguida, Regina Acher, Diretora Executiva da Laboratória Brasil, foi chamada ao palco para falar sobre o projeto que está transformando a vida de milhares de mulheres, fazendo-as enxergar a área de tecnologia como possibilidade profissão. Regina conta que o objetivo do projeto é tornar o mercado de trabalho mais diverso, humano e igualitário. Isso é possível por meio dos cursos de programação fornecidos pela Laboratória, totalmente gratuitos. A primeira turma se forma agora, em novembro. “Estamos quebrando paradigmas e preconceitos de que as mulheres não podem ser programadoras”, completa Regina.

Em seguida, Cristina Palmaka chamou ao palco João Paulo Ferreira, Presidente da Natura, para falar sobre os desafios de liderar com inovação, as oportunidades que a tecnologia trouxe para a evolução da estratégia da Natura e como o propósito influenciou de forma direta para o crescimento da empresa.

Encerrando o último dia, Joshua Millburn e Ryan Nicodemus, criadores do documentário Os Minimalistas, subiram ao palco para falar sobre como o propósito influenciou na decisão de aderir ao minimalismo como estilo de vida, promovendo uma relação mais leve com o mundo e com as formas de consumo.

Além dos keynotes, o SAP Forum contou com 3 showcases:

SAP Sports One

A ferramenta faz uso de diversas soluções do portfólio da SAP para fornecer informações em tempo real e auxilia em aspectos como:

  • preparação das equipes para os próximos jogos;
  • relacionamento com os torcedores;
  • campanhas de marketing personalizadas;
  • gestão de lesões e planos de tratamento.

Parques Inteligentes

A solução permite que a Empresa Inteligente, neste caso, representada por um Parque de Diversões, execute seus processos administrativos de forma automatizada, permitindo foco no fornecimento de melhores experiências aos clientes. A solução coleta e integra dados de ativos, sensores, sistemas internos e provedores externos, além de oferecer suporte nos processos de gerenciamento de compras e na cadeia de suprimento.

Robô Cozmo

Trata-se de uma ferramenta para a gestão de estoque e transportes, que faz uso do SAP Leonardo e das soluções de supply chain para o gerenciamento de tarefas de movimentação dentro de depósitos e armazéns.

Você pode conferir os principais momentos e insights dos influenciadores em nossa playlist Momentos SAP Forum no YouTube.

 

 Acesse as redes sociais da SAP: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp

© 2018 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.