O poder do propósito no futuro do trabalho

Como manter-se motivado no trabalho? A resposta pode ser mais simples do que imagina. O propósito influencia em diversas áreas, inclusive no futuro do colaborador dentro de uma empresa.

Com a automatização e o medo de perder espaço no mercado de trabalho, a missão de encontrar um propósito passou a ser considerada um aspecto para a sobrevivência no mundo dos negócios. Porém, se engana quem pensa que são apenas as empresas as responsáveis por fornecer esse tipo de incentivo. Ao longo de nossos artigos, fomentamos a ideia de que as empresas com propósito atraem mais olhares e conquistam os melhores talentos. Mas, se motivar no trabalho e encontrar seu próprio propósito também é essencial para cada colaborador.

Em vez de sentir medo, por que não usamos a evolução constante das máquinas como um incentivo? Esse fato serve para que nós, cada vez mais, fiquemos atentos para as qualidades exigidas no futuro do trabalho e fazer disso um propósito.

Estudo feito pela Gallup em 142 países mostrou que 90% dos colaboradores do mundo encaram o trabalho como fonte de frustração, e não de realização. Tal dado chama a atenção em relação a satisfação no ambiente de trabalho. Mas o que os trabalhadores podem fazer quanto a isso?

Conceito job crafting

Diz respeito aos colaboradores. Consiste em fazer mudanças sutis, porém significativas, no escopo do ofício. Transformar a mentalidade para se ater ao propósito, à importância de seu trabalho para a sociedade.

Além disso, como colaboradores, podemos:

  • buscar aprimoramento e especialização das competências;
  • aprender novas tarefas/profissões;
  • chamar a atenção para o capital humano;
  • exercer habilidades únicas e exclusivas aos seres humanos, como empatia, senso crítico, entre outros;
  • vestir a camisa da empresa e defender seu propósito.

Como empregadores, podemos:

  • reconhecer o potencial do capital humano em questões críticas e humanitárias;
  • fornecer incentivos para a especialização dos colaboradores;
  • usar a tecnologia na automatização de processos com o intuito de garantir maior disponibilidade dos colaboradores para questões imprescindíveis e importantes;
  • garantir um ambiente de trabalho saudável;
  • apresentar desafios de acordo com as competências de cada colaborador a fim de não gerar ansiedade e sobrecarga;
  • engajar os colaboradores por meio do propósito da empresa.

Concluímos que, para a realização no trabalho, colaborador e empregador, devem fazer suas devidas partes. Porém, sem deixar de lado um aspecto determinante para o sucesso de todos os envolvidos: o propósito. Aplicá-lo no dia a dia para manter-se motivado é um das melhores maneiras para o crescimento pessoal e profissional.

Confira o episódio 47 do SAP Cast sobre o propósito nos negócios, com a participação de Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil.

 

Acesse as redes sociais da SAP: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp

© 2018 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.