5 exemplos de como informações geoespaciais estão transformando a vida em sociedade

Por: Armando Rodriguez

Utilizar dados extraídos com base em localização tem viabilizado, para empresas privadas e instituições públicas, o desenvolvimento de políticas eficientes em diversos setores.

A informação geoespacial trouxe mais do que dados que medem distâncias, ela viabilizou o planejamento de ações sociais, a implantação de políticas que previnem os impactos das mudanças climáticas e tem sido utilizada pelo setor da construção civil como apoio na criação de projetos dinâmicos.

Nos Estados Unidos, ela já vem sendo utilizada como ferramenta para obter informação, trazendo resultados positivos, como por exemplo:

Pessoas em situação de rua

A cidade de Aurora, no Colorado, implementou o sistema de informação geoespacial que ajudou a identificar o número de moradores de rua na região, contribuindo para a aplicação de políticas públicas de assistência mais precisas e eficientes.

Digital twin

Em Boston, as autoridades utilizaram uma ferramenta chamada ArcGIS Urban para desenvolver um modelo 3D para zoneamento e uso da terra. A tecnologia ajuda a impedir que novos edifícios projetem sombras nas áreas verdes do parque Boston Common.

Mudanças climáticas

Os dados geoespaciais estão sendo utilizados pelas autoridades de Nova Orleans como proteção por conta das mudanças climáticas ocorridas nos últimos anos. A cidade está utilizando esses dados como ferramenta de conscientização da população, além de mostrar como o transporte e a infraestrutura das cidades estão interconectados ao aquecimento global.

Gerenciamento do tráfego

Na Georgia, as informações geoespaciais se tornaram fundamentais para gerenciar o trânsito. Integrados, o Sistema de Informação Geoespacial, o Programa Cidadãos Conectados e o aplicativo Waze trocam informações que ajudam na tomada de decisões para facilitar o fluxo urbano.

Disponibilidade de alimentos

Na Virgínia, foi criada a Virginia Food Access Network, que utiliza dados sobre disponibilidade de alimentos e alimentação saudável fornecidos pelo governo, por ONGs e centros de pesquisas para mapear histórias sobre fome infantil, acesso a nutrição e se existem produtos locais disponíveis. O website está ajudando a equipe do gabinete do governador a desenvolver melhorias de acordo com a necessidade de cada região.

Já no Brasil, a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE-BR) realiza o trabalho de padronização e compartilhamento de informações geográficas que permitem a aplicação de políticas públicas mais eficientes em diversos setores.

Além disso, algumas empresas já estão há algum tempo no mercado fechando parcerias que proporcionem aos seus clientes o gerenciamento intuitivo de um grande volume de informações.

Acompanhe esta e outras novidades nas redes sociais da SAP: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp

 

© 2018 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.