As principais tendências tecnológicas para o futuro da aprendizagem

Cada vez mais a tecnologia está protagonizando espaços no presente, o que leva a um futuro que desafia os seres humanos a evoluir em seus processos de aprendizagem.

A indústria vive a quarta revolução industrial com a chegada da tecnologia, através da automação do trabalho. O sistema educacional também está chegando a esse momento, que não é apenas parte do futuro, e sim o presente.

A aprendizagem está mudando e novas tendências chegam para revolucionar os métodos aplicados por professores e instrutores, abrindo frente para o diálogo sobre quais os melhores práticas e recursos de aprendizagem dos novos tempos e como a tecnologia pode ajudar nesse sentido, como aponta o Estudo Zeigeist Aprendizagem 2018.

Mentoria por Máquinas (machine mentoring): Transição para Automação; Inteligência Artificial; Chatbots; Curva de Aprendizagem em Algoritmo; Aprendizagem Adaptativa; Mentoria Individual; Blockchain.

A Inteligência Artificial aparece como ferramenta que ajudará na medição e análise de aprendizagem através da coleta e compartilhamento de dados.

Novos agentes (new players): Competição On-line; O Poder dos Gigantes; Coursera Crescendo; Redes Sociais e Educação; Infotainment; Mapa de Start-ups em Educação; Novas Competências.

A comunicação em rede, proporcionada pela internet, pode inserir o aprendizado em um novo contexto, compartilhando conhecimento e informação nesse espaço que agregam ao conteúdo aplicado em sala de aula.

– Tecnologias Imersivas (immersive techs): Educação Personalizada; Sofisticação de Formatos e Linguagens; Realidade Mista; AR/VR – Ferramentas de Empatia; IRL – na Vida Real; Fluid Classroom; Formatos Emergentes.

A preparação de conteúdo personalizado, baseado nas informações e necessidades de cada aluno. Os benefícios em inserir tecnologias que armazenam informações, como o Big Data e Inteligência Artificial, trarão mais eficiência para o aprendizado.

Mentes Melhoradas (enhanced minds): Ciborguismo; de Vestíveis a Implantáveis; Brain-computer Interaction; Nootrópicos; Inteligência Artificial Coletiva.

Integrar homem e máquina fisicamente para melhorar a performance e cognição, já é possível através de tecnologias vestíveis que auxiliam nas decisões e aprendizado humano.

Somos Todos Crianças (we´re all just kids): Tarja Branca; Ensino Doméstico; STEAM; Gamification; Iniciativas Locais; Movimento Maker; Ludicidade.

Desenvolver o lúdico no espaço de aprendizagem, inserindo também metodologias de jogos nas salas de aula através da realidade virtual, desafiando os alunos a vivenciar novas narrativas.

O mercado apresenta plataformas de gestão do conhecimento que permitem acompanhar a trajetória de aprendizagem, permitindo abordagens personalizadas na elaboração de planejamentos de ensino, acompanhe a SAP para saber mais: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp

 

© 2018 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.