Blockchain pode tornar processo de recrutamento e seleção mais seguro

Por: Theo Pappas

 Informações confiáveis e economia de tempo. O Blockchain como ferramenta de apoio para encontrar informações verificadas e inalteráveis de candidatos à vaga de emprego

 Quem não quer ter um perfil no LinkedIn repleto de informações sobre diversos cursos, com muitas qualificações e boas experiências? Com certeza a maioria dos profissionais da rede almeja isso, mas, para conquistar um perfil com tantas informações, obviamente, você precisa vivê-las.

Uma pesquisa realizada pelo LendEDU revelou que mais de um terço das pessoas no LinkedIn colocam informações imprecisas sobre suas experiências profissionais. 55% dos candidatos entrevistados afirmou mentir sobre suas habilidades e 26% mentem sobre as datas e períodos de permanência em empregos antigos.

A necessidade de processos de contratação ágeis e certeiros na escolha do candidato exige que a etapa de recrutamento apresente profissionais realmente preparados para exercer a função desejada. O mercado já disponibiliza  bons sistemas e ferramentas que proporcionam essa agilidade à seleção de candidatos, mas alguns empecilhos podem torná-lo mais demorado.

Essa espera maior se dá porque muitos empregadores possuem uma política de sigilo sobre seus funcionários, deixando de fornecer informações de referência, além disso, existe o risco de os candidatos colocarem números de telefones de parentes e amigos como contato para confirmação de experiência profissional.

Para solucionar questões como essa, a tecnologia tem voltado atenções para o uso do Blockchain. A começar pelas instituições de ensino. Internamente elas realizam um controle dos dados dos alunos, armazenando históricos, diplomas e certificados. Utilizar o Blockchain para verificar as informações e disponibilizá-las de maneira segura para que as empresas tenham acesso a informações confiáveis favorece o cenário de recrutamentos.

O ideal é que as empresas sigam o mesmo caminho, utilizando a verificação do registro no Blockchain para atestar a veracidade das experiências de seus colaboradores. Já que uma vez registrada a informação não pode ser desfeita. Isso é trabalhar com mais transparência.

É claro que verificar todas as informações e integrar as fontes pode levar um certo tempo, mas impedirá que os dados profissionais sejam informados de maneira deturpada, acrescentando agilidade para o processo de recrutamento e direcionando o trabalho da equipe de gestão de pessoas para um caminho mais estratégico.

Ter um sistema integrado de informações sobre o trabalho de gestão de pessoas poderá facilitar a localização das informações de cada colaborador, permitindo uma localização rápida dos dados e, num futuro próximo, a integração com o registro de verificação do Blockchain. Acompanhe nossos canais de comunicação para saber mais: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp

 

© 2018 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.