Humanização das máquinas é a nova pauta da tecnologia

Por: Armando Rodriguez

Com uma relação cada vez mais estreita, homem e máquina poderão alcançar juntos um novo patamar com tecnologias de Inteligência Artificial humanizadas.

As máquinas estão cada vez mais inseridas em nosso contexto pessoal e profissional, e o próximo desafio é transformar a relação entre homem e máquina, integrando-os ainda mais para que alcancem um novo patamar de relacionamento.

E como atingir essa transformação? Trabalhando em conjunto com um único intuito: criar uma humanidade aumentada pelo potencial da tecnologia. A ideia é que humano e máquina trabalhem juntos, unindo suas forças para melhorar processos de indústrias e garantir harmonia entre ambos. As máquinas podem colaborar com a agilidade nos processos, geração de insights e análise de dados, enquanto nós entramos com sentidos cognitivos e habilidades estritamente reservadas aos seres humanos, como senso crítico e criatividade.

E é possível ir além dos chatbots – que ganharam entonação mais humana – através dos robôs criados para interagir fisicamente com os humanos. A Inteligência Artificial é a principal e fundamental aliada nesta empreitada e tem passado por transformações para que se torne mais atuante na sociedade.

Estão em testes alguns dispositivos de Inteligência Artificial que fazem uso de um sistema nervoso virtual baseado em redes neurais e modelos biológicos de diferentes caminhos no cérebro humano. Eles são controlados por neurotransmissores virtuais e hormônios semelhantes à dopamina, serotonina e ocitocina, que influenciam o aprendizado e o comportamento. Isso permite que a máquina tenha seu próprio conjunto de “sentimentos” e responda às interações de um jeito exclusivo.

Com essa tecnologia, as máquinas serão capazes de criar um envolvimento emocional com os seres humanos, possibilitando uma interação aprimorada e mais pessoal, estimulada pela simpatia com esse novo ser.

Estamos ultrapassando o uso das máquinas como ferramentas de automação para conquistar um novo patamar, o de humanização, transformando-as cada vez mais em nossas aliadas, seja no desenvolvimento de tarefas domésticas e profissionais ou nas interações sociais.

Um novo tempo chegou e você pode acompanhar tudo de perto com a SAP através de nossas redes sociais:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp

© 2018 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.