As principais tendências de marketing digital para 2019

Já traçou as estratégias de marketing para o próximo ano? As tendências estão a todo vapor e as empresas devem ficar de olho para não perder as oportunidades.

 Além do foco total no cliente, a mídia interativa e a internet estão ganhando força e definindo os caminhos para o setor de marketing. Confira 5 tendências de marketing digital para ficar de olho em 2019:

  • Visual-first: os recursos visuais estão em alta e ganharão ainda mais força no próximo ano. O conteúdo de vídeo – incluindo vídeo ao vivo – está dominando as mídias sociais. O público está cada vez menos interessado em conteúdos textuais, preferindo algo mais interativo para se comunicar.
  • Conteúdo efêmero: conhecido como “conteúdo do momento”, é uma forma de comunicação visual curta, perfeita para o público dos dias atuais, inteiramente interessados em interagir, reagir e criar. Estima-se que 200 milhões de usuários do Instagram utilizam o Instagram Stories todos os meses. Por isso, o formato das histórias tem grandes chances de se tornar o principal recurso de compartilhamento social.
  • Melhor experiência do cliente: a personalização da experiência do cliente se tornou o ponto central das marcas e graças aos recursos tecnológicos disponíveis hoje no mercado, as empresas podem desenvolver ações cada vez mais completas e inovadoras. As marcas devem utilizar esses recursos para rastrear o comportamento dos usuários a fim de fornecer melhores experiências e fidelizar clientes.
  • Marketing de influência: a parceria com influenciadores digitais está em alta. Pesquisa feita pela Linqia mostra que 86% dos profissionais de marketing utilizaram essa estratégia em 2017. 92% deles afirmam que o marketing com influenciadores digitais é eficiente. A estratégia consiste em fazer parcerias com influenciadores selecionados para que estes, por meio dos seus perfis das redes sociais, ajudem a impulsionar o conteúdo das marcas, seja para divulgar um novo produto ou um evento, por exemplo.

Aliada a essas tendências, algumas tecnologias podem potencializar as oportunidades para o setor. Entre elas:

SAP Marketing Cloud

O software ajuda as empresas a criarem uma fonte confiável de dados primários dos clientes para, a partir daí, desenvolver seus perfis. Com isso, o Machine Learning ajuda a oferecer experiências personalizadas e individualizadas para cada consumidor.

SAP Customer Data Cloud from Gigya

Essa ferramenta desenvolve relacionamentos digitais confiáveis com os clientes, ao mesmo tempo em que protege dados e oferece recursos de desenvolvimento. Transformar visitantes online desconhecidos em clientes é um de seus principais benefícios.

CRM

Auxilia na interação com atuais e futuros clientes. Os softwares de CRM fornecem ferramentas de funções analíticas, personalizações, comércio eletrônico, mídias sociais, com o objetivo de estimular o engajamento com o cliente omnicanal. Como exemplo, podemos citar a companhia de turbinas eólicas Vestas. Ao implantar soluções de CRM, a empresa melhorou sua estratégia de crescimento, alcançou novos mercados, expandiu seu setor de serviços e aprimorou as interações com os clientes.

Essas são algumas das principais tendências para o marketing digital no próximo ano. Você, que está buscando o aprimoramento de suas estratégias, pode se basear nesses pontos para acompanhar o mercado e garantir que sua empresa se diferencie dos concorrentes.

Confira esse outro artigo no blog da SAP sobre como implementar o marketing de memes na sua estratégia.

 

Nas redes sociais da SAP você pode acompanhar mais informações sobre o assunto: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp

 

© 2018 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.