Investir em treinamentos de diversidade e inclusão é reconhecer que existem pontos de vista alternativos e pode ajudar sua empresa a crescer com inteligência e produtividade.
Nós, seres humanos, temos muita dificuldade em enxergar pontos de vista alternativos. Normalmente estabelecemos um padrão de comportamento, pensamento, visual e dificilmente fugimos dele ou aceitamos aquilo que foge do modelo que previamente esperamos encontrar.
Daí a necessidade em manter um olhar alerta para as questões de diversidade. Ela parte de nossa incapacidade de enxergar pontos de vista alternativos, de preconceitos que muitas vezes são construídos em nós de maneira inconsciente.
A analista de comportamento organizacional e consultora de gestão Margaret Wheatley e seu colega Myron Kellner-Rogers escreveram que alguma ciência propõe que usamos apenas 20% do que vemos de fora, através dos nossos olhos, para criar uma opinião sobre algo.
O que significa que 80% já estão dentro de nós, formadas pelo que aprendemos. E esses 80% podem não ser tão precisos e tem base no que sabemos ou já ouvimos falar sobre, em opiniões formadas previamente e não naquilo que vivemos de fato.
Essa quebra de preconceitos só será possível se as empresas investirem em políticas de diversidade e inclusão. Elas devem ir além do discurso para implicar em questões práticas, além de lidar com a saúde emocional das pessoas que fazem parte de tais projetos, evitando criar estereótipos que causem desconfortos para a convivência entre os colaboradores.
Já está provado que manter uma estratégia inteligente de diversidade pode trazer benefícios para as organizações. Ambientes inclusivos aumentam em 39% a satisfação do cliente, tornando o trabalho produtivo e as empresas mais competitivas.
Trabalhar Inteligência Emocional para evoluir enquanto empresa e enquanto grupo social é fundamental nas estratégias de Diversidade e Inclusão. Assim, a empresa não perde a qualidade do trabalho realizado e ainda promove a integração entre os funcionários.
Investir no gerenciamento de conflitos, na construção da confiança, entendimento de si e dos outros beneficiará os processos internos, minimizando conflitos, aumentando a capacidade de lidar com as diferenças e a habilidade em comunicar.
A tecnologia ampliou essa capacidade de ouvir opiniões plurais, de conhecer pontos de vista alternativos e assim propor novos caminhos tanto para o trabalho interno das organizações, quanto na comunicação com seu público consumidor.
Diferentes olhares trazem novas perspectivas sobre um mesmo problema e podem ajudar a traçar estratégias mais adequadas, acerca de análises mais completas.
A diversidade e inclusão é uma das principais premissas da SAP. Eu, como head do setor na SAP Brasil, falo com propriedade. Os resultados dessa cultura já começam a ser refletidos em nosso dia a dia e nos resultados da empresa. Esse ano, como forma de promover a diversidade e a inclusão não só dentro das empresas mas também em sociedade, realizamos um projeto incrível, o #DiversidadeNasRuas. Queríamos quebrar o paradigma de que os muros são usados para dividir ambientes, queríamos ressignificá-los e, ao mesmo tempo, dar voz aos nossos colaboradores e inspirar as demais organizações. Pensando nisso, diversas paredes em diversos lugares do mundo foram pintadas com a imagem de nossos colaboradores, com o intuito de contar suas histórias e superações. O murais já estão disponíveis no site da campanha.
Já pensou em como a sua empresa pode crescer com Diversidade e Inclusão? Acompanhe o conteúdo da SAP e veja como a tecnologia pode ser uma importante aliada nesse processo: Facebook / Twitter / LinkedIn / Instagram / WhatsApp
© 2018 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.