Fintechs avançam no Brasil

Por: Paulo Mendes

Unindo tecnologia e finanças, as fintechs estão em pleno crescimento no Brasil e estão proporcionando inclusão financeira e melhores oportunidades de negócios.

Hoje em dia as pessoas procuram facilidade para viver e também para investir. O esforço e o tempo que os processos burocráticos dos bancos tradicionais impõem para empresas ou pessoas físicas afastam muitos interessados.

As fintechs chegam ao mercado como uma alternativa a essa burocratização da vida financeira, utilizando a tecnologia como ponto principal de apoio para facilitar a vida de profissionais e pequenas e médias empresas.

Em um país em que o número de dispositivos móveis é maior que o número de habitantes, pensar em soluções de inclusão financeira através da tecnologia é pensar em um alcance maior de empresas e pessoas que buscam segurança e comodidade para lidar com sua vida financeira.

O mercado brasileiro cresceu bastante nesta área e hoje o Brasil é um dos líderes em tecnologia financeira na América Latina. O Banco Interamericano de Desenvolvimento elaborou o estudo: “Fintech na América Latina: Crescimento e Consolidação”, que aponta que o Brasil possui 380 fintechs. Os números correspondem a 33% do total na América Latina.

E a comodidade não é o único fator que impulsiona o crescimento das startups focadas em oferecer esse tipo de serviço. A crise financeira de 2008, que fechou um dos mais tradicionais bancos de investimento americano, o Lehman Brothers, e desestabilizou outras instituições também contribuiu para os modelos digitais ganhassem a preferência de muitas empresas.

Com alternativas simples e custos mais baixos, os bancos digitais estão facilitando o acesso das pequenas empresas ao capital de investimento, viabilizando seu crescimento e movimentando positivamente a economia. O que está contribuído para a consolidação e avanço das fintechs no mercado financeiro nacional.

Além das fintechs, a tecnologia entra como reforço para as empresas que desejam administrar seu financeiro com maior competência e simplicidade. Exemplo disso é o SAP Performance Management for Financial Services, que permite que as organizações gerenciem e analisem a rentabilidade e eficiência por um simples aplicativo. Também é possível simular e analisar cenários, além de fazer cálculos financeiros e de risco com mecanismos acoplados à solução.

Outro exemplo é o SAP S/4HANA Finance. A empresa Airbus DS Optronics, ao implementar a solução, conseguiu maior agilidade na geração de relatórios e a digitalização de processos financeiros. Além disso, a ferramenta disponibiliza previsões de vendas, métricas e fluxos de caixa em tempo real, ajudando na tomada de decisões e no planejamento da organização.

Você pode saber mais sobre como a tecnologia está transformando o mercado financeiro seguindo os nossos canais de comunicação: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp

 

© 2018 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.